Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professora da UFPI lança livro sobre indígenas na cidade

Professora da UFPI lança livro sobre indígenas na cidade

Última atualização em Segunda, 15 de Fevereiro de 2021, 17h59

Cartaz_livro_indígenas_na_cidade.jpeg

O livro “Indígenas na cidade: os Kalabaça, Kariri, Potiguara, Tabajara e Tupinambá de Crateús (CE)” de autoria da Profa. Carmen Lúcia Lima Silva terá lançamento on-line realizado na quinta (18), às 18h30, no Canal do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE/UFPE) no Youtube. A autora é docente do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPI.

Publicada pela Editora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a obra corresponde à tese de doutorado em Antropologia da professora Carmen Lúcia e analisa os desafios enfrentados pelos indígenas que vivem no contexto urbano e as dificuldades de acesso aos direitos indígenas, devido, segundo a autora, à inabilidade das agências estatais no trato da questão dos indígenas citadinos. Crateús está situada no centro-oeste cearense e corresponde a uma área de litígio entre Ceará e Piauí.

O lançamento contará com a participação do Prof. Renato Athias, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE/UFPE) e da Prof. Isabelle Braz, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Étnicas (GEPE) e do Observatório dos Direitos Indígenas da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O evento on-line contará ainda com a participação de representantes dos povos indígenas de Crateús, que acreditam que a publicação os beneficiará na medida em que faz um registro etnográfico importante da cultura, identidade étnica e processo de territorialização, assim como dos problemas por eles vivenciados.