Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor Gildásio Guedes apresenta projetos a Prefeito de Teresina Dr. Pessoa

Reitor Gildásio Guedes apresenta projetos a Prefeito de Teresina Dr. Pessoa

Última atualização em Sexta, 12 de Fevereiro de 2021, 18h53

IMG_2420.jpg

Reunião entre a comitiva do Reitor Gildásio e o Prefeito Dr. Pessoa e assessores

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, realizou uma visita institucional na manhã desta sexta (12) ao Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa. Em um momento de aproximação entre as duas intituições, a visita serviu também para a Universidade apresentar ao Prefeito projetos para impactar o desenvolvimento econômico e qualificar políticas públicas na Capital, iniciativas em que o apoio da Prefeitura de Teresina é muito importante, entre elas, o Parque Tecnológico do Piauí, o Centro de Tecnologias Aplicadas (CTA) em Eficiência Urbana, além de parcerias para aumentar o uso de espaços da UFPI por estudantes.

Acompanharam o Reitor na visita, o Superintendente de Comunicação, Fenelon Rocha; o Coordenador de Esportes da UFPI, Sérgio Galan; e a Professora Monique Menezes, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Pela Prefeitura, também acompanharam a reunião os secretários de Governo, Adolfo Nunes; e de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Eulálio.

Parque Tecnológico - Fenelon Rocha explicou ao Prefeito que a ideia de criação do Parque Tecnológico do Piauí vem de algum tempo, mas ganhou um novo ritmo com esforços do Reitor Gildásio para efetivar o projeto. Explicou que a ideia é mobilizar parceiros para instalar no Piauí um centro para impulsionar talentos, viabilizar oportunidades e produzir impacto real no desenvolvimento econômico da capital e do estado. A minuta do projeto deve ser apresentada ainda este mês. Desde dezembro de 2020, houve três reuniões para alinhar tratativas.

“O parque tecnológico inclui varias ações: prospecção de novos negócios, desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora, criação de startups, bem como projeção de setores que se completam em um cenário de economia inteligente”, enumerou Rocha.

6P3A8985.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

O Reitor Gildásio resumiu a impacto da iniciativa. “Mais do que um espaço físico, o Parque Tecnológico é uma completa mudança de mentalidade em prol do crescimento econômico de Teresina e do Piauí, e para o sucesso do projeto contar com grandes parceiros como a Prefeitura é fundamental".

6P3A8982.jpg

Professora Monique Menezes falou da importância de Teresina receber um CTA em Eficiência Urbana

CTA - Já a Profa. Monique Menezes apresentou o projeto “Centro de Tecnologias Aplicadas (CTA) em Eficiência Urbana em Teresina”, uma iniciativa do Ministério de Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para mapear o surgimento de aplicações tecnológicas na superação de problemas enfrentados pelas cidades, em áreas como infraestrutura, saneamento; drenagem urbana, segurança viária, sistemas energéticos; entre outros. Teresina foi escolhida para ser umas das 10 cidades do País a ser impactada com ações piloto. No Piauí, a UFPI é parceria nesse projeto.

“Com adesão da Prefeitura e com apoio de parceiros, podemos começar a implantar os monitoramentos de novas tecnologias para o Centro e já iniciar essa etapa fazendo uma chamada pública para que empresas privadas que desejarem possam testar suas tecnologias no CTA”, disse a Prof. Monique Menezes

6P3A9011.jpg

Sérgio Galan (de azul), coordenador de Esportes da UFPI

Esportes - A importância de estabelecer parcerias para fortalecer o esporte na capital foi o tópico abordado por Sérgio Galan. Ele iniciou a fala destacando a importância de reparar a estrutura do Ginásio de Badminton, que serviu de Hospital de Campanha da covid e que precisa receber reparos, a fim de ser disponibilizado novamente em breve para treinamento dos atletas. "O Piauí tem 10 dos melhores atletas das Américas no Badminton e alguns deles são de comunidades de Teresina e precisam do Ginásio para voltar seus treinos com melhor estrutura", disse.

O coordenador falou também que a Universidade está aberta a fechar parcerias para intensificar o uso de espaços do Setor de Esportes, como a piscina olímpica, quadras e a pista de atletismo, por alunos da Rede Municipal e que inclusive pesquisadores poderiam auxiliar no acompanhamentos desses atletas." Não queremos aqueles espaços só para UFPI, queremos para a comunidade, para a Prefeitura, para servir ao maior número de atletas", pontuou. A fala de Galan foi reforçada pelo Reitor Gildásio que informou ao Dr. Pessoa que obras de recuperação do Setor de Esportes da UFPI constaram de suas primeiras ações de sua gestão. " A piscina está limpa, foram feitas serviços de capina em todo o setor e estamos providenciando mais melhorias, porque sabemos o impacto que o esporte tem na vida dos jovens", disse.

6P3A8995.jpg

Dr. Pessoa, prefeito de Teresina

Como encaminhando da reunião, o Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, disse que "determinará à sua equipe que agende encontros com os representantes da UFPI para debates mais detalhados sobre os projetos e que a Prefeitura, com a boa relação que sempre manteve com a UFPI, estabelecelerá parcerias no que for possível para melhorar a vida das pessoas". O Prefeito também disse que irá autorizar a realização dos serviços de recuperação do Ginásio de Badminton da UFPI, após servir como Hospital de Campanha. "É um dever da Prefeitura e vamos recuperar e deixar da maneira como recebemos", finalizou

Confira mais fotos da visita:

6P3A8962.jpg

6P3A8966.jpg