Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Proposta de retomada do ensino da graduação na UFPI dá mais autonomia aos cursos
Início do conteúdo da página

Proposta de retomada do ensino da graduação na UFPI dá mais autonomia aos cursos

Imprimir
Última atualização em Sexta, 12 de Fevereiro de 2021, 17h21

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) começou a discutir nesta sexta-feira (12) a proposta de calendário para o próximo período de aulas no ensino de graduação. A proposta em análise foi elaborada pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) e define que o período começa no dia 22 de março e se estende até dia 21 de julho. Ainda de acordo com a proposição, o formado remoto é a referência para o próximo período, mas os Cursos e Departamentos passam a ter maior autonomia inclusive com a possibilidade de flexibilização.

A proposta, conforme a professora Ana Beatriz, titular da PREG, foi elaborada a partir de uma ampla consulta à comunidade acadêmica. As possibilidades serão a de manter o ensino exclusivamente remoto e a de passar a ofertar também disciplinas práticas em um formato mais flexível. Para potencializar a autonomia dos cursos e a participação democrática dos segmentos da comunidade nessa decisão, a definição da modalidade de aulas deve ocorrer em discussões internas dos cursos.

Ana_Beatriz.jpeg

Pró-Reitora de Graduação da UFPI, Ana Beatriz - Foto: Arquivo SCS/UFPI

“A proposta reflete as manifestações colhidas nas discussões dentro da comunidade universitária. É a média do pensamento da comunidade”, diz Ana Beatriz. Conforme a proposição, as chefias de departamento e as coordenações de cursos vão discutir em seus colegiados quais componentes podem ser flexibilizados e a quantidade de alunos que poderão assistir às aulas por vez.

A proposta elaborada pela PREG contempla a avaliação minuciosa da realidade sanitária no estado, considera reuniões realizadas com as coordenações dos cursos e leva em conta também a pesquisa de avaliação do período 2020.1 (com manifestação de mais de 700 professores e quase 7 mil alunos), em que a maioria avaliou como satisfatórias as atividades do semestre realizadas de maneira remota.

As discussões no CEPEX

geral_cepex.jpg

Reunião virtual do Cepex desta sexta-feira (12)

A reunião do CEPEX contou com uma agenda com mais de 20 tópicos, em que o ponto principal foi a discussão sobre o próximo período letivo. A discussão começou com o reitor Gildásio Guedes, presidente do colegiado, concedendo a palavra aos representantes dos docentes do Centro de Ciências da Saúde e também dos professores, através da ADUFPI – que não fazem parte do CEPEX. As duas vozes alertaram para a necessidade de atenção às condições sanitárias.

No caso da ADUFPI, a principal ênfase foi na oposição à possibilidade de retomada do período com o ensino híbrido. No caso dos representantes dos alunos, houve uma cobrança para a oferta de disciplinas práticas especialmente no setor de saúde. Um amplo debate ocorreu após a apresentação da proposta da PREG, que seguirá sendo discutida na próxima segunda-feira (15), em uma nova reunião do CEPEX com o objetivo único de tomar uma decisão sobre o próximo período letivo na graduação da Universidade.

Fim do conteúdo da página