Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Turmas do Mestrado em Saúde da Mulher homenageiam Lydia Masako durante entrega do título de Cidadão Honorário de Teresina

Última atualização em Quinta, 11 de Fevereiro de 2021, 15h17

DSC_0062.JPG

Solenidade do Título de Cidadão Honorário de Teresina

Aconteceu na tarde dessa quarta-feira, 10, no auditório do Hospital Med Imagem, a sessão solene para entrega do título de Cidadão Honorário de Teresina para a pesquisadora na área de Cirurgia Plástica, e ex-Coordenadora Med III CAPES (2011 - 2018), Lydia Masako Ferreira. O evento ocorreu em caráter misto, presencial e remoto.

A homenagem, proposta pelo ex-vereador Samuel Silveira, foi oficializada por meio de Decreto Legislativo Nº 1.323/2020, em 23 de setembro de 2020, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à cidade de Teresina.

DSC_0070.JPG

Convidados no auditório do Hospital Medimagem

A mesa de hora foi composta pelo vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo; ex-vereador e proponente do título de cidadã, Samuel Silveira; Coordenador do Mestrado Profissional em Saúde da Mulher da UFPI, Luiz Ayrton Santos Junior; Secretária Executiva da Universidade Aberta do SUS, Lis Cardoso Marinho Medeiros; Coordenador Nacional dos Programas de Mestrado Profissional, na Área da Medicina III (áreas cirúrgicas), Marcus Vinicius Henriques Brito e Lydia Masako Ferreira, a homenageada.

DSC_0036.JPG

Vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo

A solenidade foi presidida pelo vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo, que falou sobre a contribuição da professora Lydia Masako para Universidade. “É muito importante a UFPI neste evento, pois é uma homenagem mais do que reconhecida do povo teresinense a essa professora que tem dedicado os últimos anos a desenvolver os recursos humanos na área da saúde”, disse.

WhatsApp_Image_2021-02-11_at_15.15.39.jpeg

Dr. Luiz Ayrton Santos Junior

"Lydia Masako é extremamente importante por sua história, sua importância no ensino médico do país, mas foi fundamental na instalação deste mestrado e no que ele vem avançando nos últimos tempos, pois  permitiu o nascimento de vários profissionais na área de saúde com qualificação em mestrado e também um aumento do estímulo e da pesquisa em nossa região”, disse o Coordenador do Mestrado Profissional em Saúde da Mulher da UFPI (MPSM), Luiz Ayrton Santos Junior.

DSC_0052.JPG

Ex-vereador e proponente do título de cidadã, Samuel Silveira

O ex-vereador e proponente do título de cidadã, Samuel Silveira, em seu pronunciamento, agradece Lydia Masako por toda obra realizada na cidade de Teresina. “Gostaria de maneira muito carinhosa, em nome de todo serviço relevante à cidade de Teresina, abraçar a professora. O título de cidadania é, sobretudo, um reconhecimento, um holofote que se acende para aclarar um trabalho coletivo. Lydia Masako trouxe a valorização do ensino acadêmico numa área tão rica e peculiar, que é a área medicina e isso merece ser valorizado”, disse.

Lydia Masako tem bastante influência no crescimento científico-tecnológico de Teresina, sendo fundamental sua contribuição para o credenciamento do programa do Mestrado Profissional em Saúde da Mulher da Universidade Federal do Piauí ocorrido em 2015, considerando que os produtos resultantes das dissertações dos egressos desse programa influenciam na melhoria do sistema de saúde da cidade.

DSC_0025.JPG

Ex-vereador e proponente do título de cidadã, Samuel Silveira e Izaías Barboza Junior

Representando a professora Lydia Masako Ferreira, o coordenador do curso de aperfeiçoamento: pesquisa, gestão e inovação de Teresina e mestre egresso do Mestrado Profissional em Saúde da Mulher da Universidade Federal do Piauí, Izaías Barboza Junior, recebeu a placa alusiva ao título.

DSC_0030.JPG

Izaías Barboza Junior e Dra. Lydia Masako

“Ficamos muito felizes com o prestígio dado ao evento em homenagem à Dra. Lydia Masako. A participação foi surpreendente com mais de cem pessoas, a grande maioria de forma remota.  As repercussões foram muito boas, com a sensibilidade do magnífico reitor e do vice-reitor congratulando e convocando a todos a propor parcerias. Sentimos que a homenageada realmente acolheu o espírito do evento e esperamos que ajude a fortalecer o vínculo afetivo e profissional que temos tido ao longo do tempo”.

Em um discurso, Lydia Masako Ferreira declarou sua gratidão aos teresinenses. “Minha palavra de profunda gratidão a todos que direta ou indiretamente contribuíram para este título honorifico, pois de todos os ingredientes da vida, a gratidão é sim o mais doce”, finalizou.

Confira mais fotos

DSC_0068.JPG