Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto de PDI da UFPI estudou impactos da gestão administrativa no emocional dos colaboradores que atuaram no HCE
Início do conteúdo da página

Projeto de PDI da UFPI estudou impactos da gestão administrativa no emocional dos colaboradores que atuaram no HCE

Imprimir
Última atualização em Quinta, 11 de Fevereiro de 2021, 10h04

CAPA HCE 1200x480

O Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que inclui o Hospital de Campanha Estadual (HCE), realizou pesquisas sobre a área administrativa da unidade de saúde, no intuito de avaliar como o modelo de gestão impactou emocionalmente os colaboradores, considerando motivação, clima e ambiente de trabalho.

O HCE atuou no combate a Covid-19 no Ginásio Verdão em 2020, tornando-se objeto de estudo para diversas pesquisas cientificas do Projeto de PDI da UFPI. O professor Antônio Vinícius, coordenador do estudo administrativo do Projeto de PDI, explica que foram realizadas duas pesquisas com os colaboradores que atuaram no HCE, tanto da área saúde quanto da administrativa. O primeiro estudo é relacionado ao clima e ambiente de trabalho e o segundo estudo buscou abordar a motivação do colaborador em atuar em um hospital de campanha.

O professor destaca que os resultados das duas primeiras pesquisas mostram um alto engajamento dos colaboradores que trabalharam no hospital de campanha. “Mostrou que as práticas de gestão inovadoras, implementadas durante o processo, serviram bastante para a execução e houve uma adesão muito grande por parte dos colaboradores para fazer esse trabalho”, afirmou.

Segundo o coordenador, um terceiro estudo de caráter documental ainda está sendo elaborado pelos pesquisadores. “É um estudo relacionado ao orçamento, onde a gente busca entender quanto foi gasto dentro do hospital de campanha e fazer esse relacionamento com a gestão, comparando gastos com resultados. Assim, conseguimos mensurar quão eficiente foi o Hospital de Campanha Estadual em detrimento a outros hospitais de campanha”, explicou Antônio Vinícius.

Além disso, a equipe de pesquisadores da área administrativa participou da criação de um modelo de gestão inovador do Hospital de Campanha Estadual, que uniu a UFPI, a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX) e Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). Realizando também, pesquisas sobre o seu desempenho, onde visa formular um modelo para ser replicado na construção de hospitais.

“Buscamos implementar desde o aspecto pré-operacional, que tinha a concepção do processo seletivo de colaboradores, os aspectos do layout, da infraestrutura e sistema de informação. Durante o funcionamento do hospital buscamos trazer melhorias na eficiência operacional do hospital, ou seja, tornar o hospital de campanha mais eficiente”, afirmou o professor Antônio Vinícius.

Fim do conteúdo da página