Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Tem início o IV Seminário de Acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação da UFPI; evento recebe diretor de avaliação da CAPES

Última atualização em Terça, 09 de Fevereiro de 2021, 10h06

apre.png

Teve início hoje (9) o IV Seminário de Acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação da UFPI, evento organizado pela Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG). A edição 2021 é totalmente on-line e recebe o diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), professor Flávio Anastácio, é a primeira vez que o evento recebe um diretor de avaliação da Capes.

O seminário é um evento de natureza acadêmica, de planejamento, produção do conhecimento científico e socialização de experiências com a finalidade de avaliar a qualidade dos Programas de Pós-Graduação da UFPI, antes do envio definitivo, por meio da Plataforma Sucupira, à CAPES.

Em sua fala, a Pró-reitora da PRPG, professora Regilda Saraiva, destacou que a pós-graduação tem vivenciado momentos difíceis devido à pandemia e, mesmo assim, a UFPI tem avançado nas pós-graduações, com 47 programas, tendo dois com nota cinco e previsão de mais um alcançar essa nota, já que foi bem qualificado na avaliação anterior.  Sobre o Seminário, a Pró-reitora destacou que tem sido um evento bem sucedido. “É um momento importante de encontro com os coordenadores, de auxiliar nas dúvidas sobre o preenchimento da plataforma Sucupira. Pretendemos nessa gestão acompanhar mais de perto as coordenações ao longo do ano para que esse momento seja o cume, a apresentação de um trabalho realizado conjuntamente ao longo do ano”, frisou.

Em sua mensagem aos participantes, o reitor da UFPI, professor Gildásio Guedes, destacou que a equipe da PRPG tem se mostrado capacitada para enfrentar os desafios e alcançar bons resultados, mesmo nesse período de pandemia. O reitor apresentou os números positivos da pós, como o quantitativo de 348 bolsas para os estudantes, 34 mestrados acadêmicos, 10 mestrados profissionais, 21 doutorados e 06 doutorados interinstitucionais. “Temos números bem visíveis. E a Universidade se coloca à disposição do professor Flávio e da sua equipe na CAPES para melhorar ainda mais dentro das sugestões apresentadas e exigências solicitadas para que a UFPI continue crescendo e melhorando na pós-graduação e obtendo resultados positivos, tanto na formação de recursos humanos técnicos como na formação de recursos humanos voltados para a docência”, salientou.

Após as falas de abertura, o professor Flávio Anastácio, diretor de avaliação da CAPES, deu início a conferência de abertura com o tema Avaliação Quadrienal dos Programas de Pós-Graduação no Brasil. “Eu gostei quando me propuseram este assunto, porque é este assunto que se trata agora, é isto que temos que resolver, tanto vocês coordenadores que estão lá na ponta, tanto pró-reitores que estão auxiliando para que tudo saia direitinho do ponto de vista institucional e nós da DAV que vamos subsidiar e apoiar a avaliação e mais todo o processo que é conduzido pelos nossos colegas todo esse ano”, salientou. Ao final da conferência, o diretor respondeu as questões apresentadas pelos participantes.

A programação da manhã de hoje terá também a apresentação do Colégio de Ciências da Vida: Agronomia, Alimentos e Nutrição Biotecnologia – UFDPar, Ciências Agrárias – BJ, Ciências Biomédicas – UFDPar, Ciências e Saúde, Ciências Farmacêuticas, Enfermagem, Farmacologia, Odontologia, RENORBIO, Saúde e Comunidade, Tecnologias Aplicadas a Animais de Interesse Regional, Zootecnia Tropical, e Biodiversidade e Conservação – CAFs.

O IV Seminário de Acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação da UFPI segue até sexta-feira, dia 12/02. Acesse aqui a programação completa.