Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU/UFPI abre 12ª Jornada Cientifica da Residência Médica e 1ª Jornada Científica da Residência Multiprofissional

Última atualização em Segunda, 08 de Fevereiro de 2021, 19h03

residenciaHU 1

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (8), no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU/UFPI), a abertura da 12ª Jornada Cientifica da Residência Médica e 1ª Jornada Científica da Residência Multiprofissional do HU/UFPI. Estiveram presentes, além do Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; o Vice-Reitor Viriato Campelo; o Superintendente do HU, Paulo Márcio e a Pró-reitora de Ensino de Graduação, Regilda Saraiva. A solenidade aconteceu no pátio externo do hospital, devido às medidas protetivas ao COVID-19, e também contou com a presença dos ex-reitores, Arimatéia Lopes, Pedro Leopodino, Luís Junior, e dos ex-vice-reitores, Nadir Nogueira e Antonio Nascimento, além de residentes, professores e coordenadores de cursos.

residenciaHU 6

Ex-reitores, ex-vice-reitores da UFPI e ex-diretor do HU/UFPI participam da solenidade

O reitor Gildásio Guedes, agradeceu a presença de todos, em especial, dos ex-gestores da UFPI, e considerou que agora o desafio será uma maior aproximação do HU a toda comunidade acadêmica. “Não podemos esquecer de nossa própria comunidade. Pensando nisso, iremos integrar todas as residências a Universidade, junto a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), além disso ao nosso maior patrimônio que são as pessoas, por que o HU é de todos”, afirmou.

residenciaHU 5

Reitor Gildásio Guedes

O Superintendente, Paulo Márcio, destacou a importância que o HU teve nos últimos dias, pelo maior desafio na história recente do Brasil em relação à pandemia; sendo o primeiro hospital a contribuir e receber pacientes vindos do estado de Manaus-AM, devido à crise provocada pela falta de oxigênio. Segundo ele, “essa operação deu certo, ela foi impecável e frente a isso colhemos os frutos dessa atitude, como o recebimento de um Tomógrafo de alta tecnologia garantido pelo próprio Ministério da Saúde”, disse.

residenciaHU 2

Superintendente do HU/UFPI, Paulo Márcio

O evento contou com a Palestra do ex-reitor e atual Pró-reitor de Pesquisa, Luis Junior, com o tema: a história do hospital que eu vivi, onde ele relatou todo o processo de construção e funcionamento do HU/UFPI. Na oportunidade, foi descerrado a placa, em homenagem a construção do Ambulatório do HU, ainda em 2004, na presença do ex-reitor, Pedro Leopodino e Diretor na época, Antônio Nascimento, que também ganhou uma foto na galeria de fotos do HU, como primeiro diretor.

residenciaHU 4

Pró-reitor de Pesquisa da UFPI, Luís Junior

residenciaHU 7

Descerrado a placa, em homenagem a construção do Ambulatório do HU, em 2004, na presença dos ex-gestores, Pedro Leopodino e Antonio Nascimento