Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aprovado calendário da Pós-Graduação (Stricto Sensu) para períodos 2021.1 e 2021.2

Última atualização em Sexta, 05 de Fevereiro de 2021, 10h48

Foi aprovado o Calendário Universitário da Pós-Graduação (Stricto Sensu) da Universidade Federal do Piauí, com atividades remotas, para os períodos 2021.1 e 2021.2. As aulas do primeiro semestre iniciam no dia 15 de março e seguem até 15 de julho de 2021; já no semestre 2021.2 as atividades começam no dia 9 de agosto e vão até 4 de dezembro.

O Calendário Universitário da Pós-Graduação é um instrumento didático e administrativo, de planejamento e organização dos cursos de Mestrados e Doutorados da UFPI, objetivando sistematizar em 100 dias letivos no ano de 2021 as diversas atividades acadêmicas, incluindo as matrículas institucional e curricular dos novos pós-graduandos, o início das aulas, realização de eventos acadêmicos, processo de credenciamento e recredenciamento de novos orientadores, projetos em desenvolvimento, dentre muitas ações, visando garantir a qualidade da formação stricto sensu em nosso Universidade, explica o Coordenador de Programas Stricto Sensu, Francisco Nascimento.

"A urgência na aprovação do Calendário pelo Reitor da UFPI, Prof. Gildásio Guedes Fernandes, foi motivada pela necessidade de organizarmos a oferta de disciplinas para o período 2021.1, que acontecerá de forma remota, realização de defesas e publicação de editais que contribuem para boa avaliação feita pela Coordenação Nacional de Formação de Pessoal de Nível Superior - CAPES", destaca o Coordenador.

Matrículas - A matrícula institucional será presencial e acontecerá ao longo de duas semanas, no período de 8 a 17 de fevereiro de 2021 para entrega, conferência de documentos indicados nos editais de seleção e para criação do login do(a) discente no SIGAA, na secretaria do programa. Excepcionalmente, para esta matrícula não será solicitada a autenticação em cartório da declaração de conhecimento da Resolução Nº 189. Já a matrícula curricular, do semestre 2021.1, ocorre dias 22 e 23 de fevereiro, junto ao Sigaa ou nas Coordenações dos Programas de Pós-Graduação.

Para o semestre 2021.2, a matrícula curricular ocorre dias 26 e 29 de julho; e o ajuste de matrícula curricular, no prazo de 2 a 4 de agosto, que é o período em que serão analisadas as situações acadêmicas dos pós-graduandos para que a oferta atendam às reais necessidades de obtenção de créditos, de colaboração na conclusão das dissertações e teses, leituras dirigidas e aprofundamento do estado da arte do conhecimento.

"Sugerimos aos coordenadores que façam um agendamento prévio das matrículas, para evitar aglomeração. A organização pode ser pela ordem de classificação, por ordem alfabética ou da forma que considerar mais adequada, conforme os protocolos de biossegurança. O agendamento pode ser por hora, conforme a quantidade de aprovados e a força de trabalho de cada Programa", acrescenta.

Confira o Calendário Universitário completo aqui