Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Acontece nessa terça (02) a abertura do webinário “Interfaces do ensino, pesquisa e mercado do turismo: novos desafios”

Última atualização em Quarta, 03 de Fevereiro de 2021, 10h14

print_3.png

Na noite dessa terça-feira (02), aconteceu o primeiro evento on-line do curso de Turismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o webinário intitulado “Interfaces do ensino, pesquisa e mercado do turismo: novos desafios”. O curso é ofertado por meio do Centro de Educação à Distância da Universidade e, em 2021, completa um ano desde a formação de sua primeira turma.

O primeiro dia do webinário, que vai até esta quinta (04), consistiu no Cerimonial e Palestra de abertura: “Tecnologias e inovação na experiência turística”. Ao todo, mais de 200 pessoas de vários estados do Brasil, de todas as regiões, se inscreveram no evento.

O Prof. Dr. Carlos Hipólito, coordenador do curso de Turismo EAD da UFPI, destacou os impactos da pandemia para o turismo, que desde o primeiro trimestre de 2020, no Brasil, foi consideravelmente afetado pelo isolamento. “É um orgulho abrir nosso primeiro webinário em meio a um momento difícil em nosso país, que alterou nossa forma de viver, trabalhar e, claro, estudar, que é nosso caso aqui. Nós temos visto terríveis impactos sociais e econômicos que ocorreram e vão continuar ocorrendo por mais um tempo, impondo desafios importantes, especialmente para o setor turístico, que é muito importante e teve que se redescobrir e readaptar quando todos tivemos que nos isolar. Sem pessoas circulando, sem pessoas visitando os polos turísticos, a atividade turística sofre muito’, afirma o professor.

Print_2.png

Prof. Dr. Carlos Hipólito, coordenador do curso de Turismo EAD da UFPI

O coordenador ainda ressalta a importância e finalidade com a realização do webinário, que tem como objetivo aproveitar esse período de “baixa” na atividade turística para capacitar estudantes e profissionais da área. “O que seria um obstáculo para a área, está sendo potencializado como uma oportunidade para aprendermos, nos qualificarmos e nos reinventarmos. Esse evento acontece num contexto desafiador, mas que está nos trazendo oportunidade de crescer. Nosso curso de turismo está fechando seu primeiro ano de funcionamento promovendo esse evento de grande magnitude, com palestrantes de renome no mercado, além de profissionais e pesquisadores internacionais”, explana.

A Profa. Dra. Livia Nery, diretora do CEAD, comenta a importância do turismo para além do mercado, destacando o aspecto social dessa atividade e a contribuição do webinário para a classe discente. “O turismo é uma atividade muito importante para o desenvolvimento local, regional e do nosso país como um todo. O turismo é essa mola propulsora do conhecer, do desvelar e do apreciar, seja lugares, gastronomias, vivências ou histórias. Por isso o curso de turismo muito enobrece o nosso centro. E esse evento é o momento de fecharmos o primeiro ano de oferta do nosso curso de turismo congregando pessoas de diversos lugares, além dos nossos alunos. É uma troca muito importante para a ampliação dos nossos conhecimentos", comenta.

livia.png

Profa. Dra. Livia Nery, diretora do CEAD

O Reitor da UFPI, Gildásio Guedes Fernandes, também participou do primeiro dia do webinário. Ele destaca os aspectos sociais, econômicos e acadêmicos que valorizam a atividade turística, principalmente no estado do Piauí, com a oferta do Curso de Turismo.

“A reitoria da UFPI sente-se honrada com a realização deste evento, que aborda as diversas interfaces que nos permitem ter um curso de turismo eficiente. São as experiências de conhecer novas gastronomias, vivências e lugares, como destacou a professora Lívia, que tornam a vida mais agradável. Mas com a pandemia, a atividade turística no Piauí, foi uma das mais afetadas. E nossa intenção é que o curso continue, contribuindo e oferecendo uma formação continuada de qualidade. Como área de estudo e da economia, o turismo é muito importante, pois gera emprego e contribui significativamente com a economia do nosso estado”, explica o reitor.

reitor.png

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes Fernandes

O segundo dia está marcado para esta quinta (04), às 19h, com transmissão pelo Youtube, no canal da Coordenação do Curso de Bacharelado em Turismo EAD da UFPI. Para assistir pelo Youtube, clique AQUI. Você também pode acompanhar o evento pelo zoom, utilizando os seguintes dados para ingressar:
- Zoom: https://us02web.zoom.us/j/86972975513
- ID da reunião: 869 7297 5513