Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aberto I Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação do CAFS, evento segue até sexta

Aberto I Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação do CAFS, evento segue até sexta

Última atualização em Terça, 02 de Fevereiro de 2021, 18h25

WhatsApp_Image_2021-02-02_at_18.04.26.jpeg

Reitor Gildásio Guedes participou da solenidade de abertura do evento

Na tarde desta terça-feira (2) foi dado início ao I Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), em Floriano, totalmente online. A ampla programação segue até dia 5 de fevereiro. Idealizado pelas professoras Jardeliny da Penha e Izabel Cristina e com o apoio da Administração Superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o evento se apresenta como uma ferramenta para engajar alunos, docentes e comunidade acadêmica como um todo na pesquisa. A palestra ˜Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI): perspectivas para a Pesquisa da UFPI”, proferida pela professora e Pró-Reitora de Pós-Graduação (PRGP/UFPI), Regilda Saraiva, abriu as atividades do dia.

Presente na mesa simbólica, o reitor da UFPI, Gildásio Guedes, externou a satisfação em participar da abertura do I Seminário. Em sua fala, destacou compreender a dimensão exata do evento e elogiou todo o trabalho coletivo para organizar as palestras, operar e obter resultados. Já tendo participado de muitos seminários e congressos em sua extensa ligação com a UFPI, o gestor aproveitou a oportunidade para dizer que além da PRPG, a Universidade conta com muitas pessoas experientes na gestão. "A equipe de pró-reitores está à altura da nossa Instituição. A coisa mais sofisticada do ser humano é realizar o novo, e esse momento aqui é algo muito novo", afirmou.

Durante a apresentação, a Pró-Reitora Regilda destacou que o principal objetivo na PRPG é contribuir para avançar cada vez mais na pesquisa. Ela relembrou que a UFPI conta com 52 programas em mestrado e doutorado, além de ter cursos com notas 5, vários programas consolidados e outros em processo de consolidação. "Temos várias metas a cumprir a curto, médio e longo prazo. Estamos nos reunindo com os coordenadores dos programas por centro para entender as demandas e buscar melhoras para avançarmos", explica.

A professora Regilda ainda completou, ao reforçar que é fundamental que o CAFS e todos da comunidade ufpiana tenham o constante pensamento de que é preciso oferecer mais, no sentido de sempre contribuir com a sociedade. "Enquanto PRPG acreditamos que precisamos intensificar a qualidade do programa, buscar a internacionalização e também acreditamos que cursos que têm diferencial iremos investir. Já avançamos muito em termos de quantidade de programas", coloca a pró-reitora.

Seminário visa estimular o interesse pela pesquisa e produção com qualidade

Edimilsa Araújo, diretora do CAFS, compartilhou a alegria e prazer em fazer parte do Seminário, que tem como objetivo atingir as metas do Plano de Desenvolvimento da Unidade. De acordo com ela, o primeiro encontro constitui-se de grande importância para pensar e refletir sobre a pesquisa e a ciência e, assim, examiná-las em termos do que já tem sido feito e as condições de produção. "O evento se voltará para as pesquisas que estão em andamento, em conjunto com professores, pesquisadores e discentes empenhados em desenvolver pesquisa de qualidade", ressalta a diretora.

O Seminário emergiu da necessidade da execução de metas propostas no Plano de Desenvolvimento da Unidade do Campus para o período de 2021 e 2022. Ou seja, busca pensar em temas estratégicos em pesquisa, inovação e ensino de Pós-Graduação. Izabel Cristina, uma das organizadoras, frisou que a proposta é, por meio de palestras e mesas, congregar gestão, docentes, técnicos e discentes para debater as perspectivas da pós-graduação, como os passos que envolvem pesquisa envolvendo pessoas, experiências exitosas dos cursos de educação da UFPI, a criação de uma revista digital, entre outros pontos. "Eventos nesse formato são fundamentais. São esses temas que serão diluídos ao longo da semana", conclui.