“100% dos pacientes de Manaus não transmitem mais a doença”, comemora Paulo Márcio Nunes, Superintendente do HU-UFPI. Além disso, foram realizados testes em todo o corpo clínico do Hospital, incluindo enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, profissionais que trabalham diretamente com esses pacientes e nenhum foi infectado. “Ou seja, os pacientes de Manaus não contaminaram nenhum piauiense”, ressalta Nunes.
14 pacientes manauaras já receberam alta
O HU-UFPI/Ebserh vem se destacando no cenário nacional após ser o primeiro hospital do país a receber pacientes na chamada “Operação Manaus” - coordenada pelo Ministério da Saúde em face do colapso dos hospitais de Manaus, decorrente do agravo da pandemia pelo novo coronavírus. Até o momento foram recebidos 23 pacientes. Desses, 14 já tiveram alta, os nove pacientes restantes seguem internados, com quadro de saúde estável (3 estão na enfermaria e 6 na UTI).
Sobre a transmissão do vírus da Covid-19, o chefe do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital, Dr. José Couras da Silva Filho, relata que a grande maioria dos pacientes já não transmitia desde a chegada ao HU, apresentando resultado negativo, ou seja, não detectável para o vírus. Assim, as internações estariam mais ligadas às consequências/sequelas, como por exemplo comprometimento de pulmão, decorrentes da doença.