Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor visita CCA para tratar sobre parceria com Associação Piauiense de Criadores de Zebu

Última atualização em Terça, 02 de Fevereiro de 2021, 17h38

6P3A8911-1.png

Reitor Gildásio Guedes com os professores José Adalmir (centro) e Willams Neves

O reitor da UFPI, Gildásio Guedes, esteve nesta segunda (1º) em nova visita ao Centro de Ciências Agrárias para conversar com professores de Medicina Veterinária e conhecer as necessidades relacionadas a pesquisas de Reprodução Animal.

O motivo da visita foi antecipar aos professores que a UFPI irá celebrar parceria com a Associação Piauiense de Criadores de Zebu (APCZ), com objetivo de aplicar as tecnologias e técnicas desenvolvidas nos Laboratórios de Biotecnologia da Reprodução Animal e de Fisiopatologia da Reprodução Animal para cooperar com produtores. “A proposta é a Universidade realizar uma parceria para dar suporte aos criadores em questões como transferência de embriões, por exemplo”, adiantou o Prof. Willams Neves, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, presente à visita por ser docente do CCA.

6P3A8921-3.png

O reitor visitou diferentes espaços ligados aos dois laboratórios que participarão da parceria. Gildásio Guedes esteve acompanhado pelos Professores José Adalmir Torres de Souza, e a Profa. Ana Lys Bezerra Barradas, além de outros docentes e de alunos de pós-graduação.

“Estou aqui para ouvir vocês sobre a expectativa para formalização dessa parceria. Creio que todos, professores, pós-graduandos e os produtores têm muito a ganhar com essa troca de experiências”, disse Gildásio Guedes. "Os laboratórios de Reprodução Animal são os melhores e mais equipados do Piauí. Levar toda essa tecnologia para os produtores é fazer essa expertise construída aqui superar os muros da Universidade", completou.

WhatsApp_Image_2021-02-01_at_20.15.51.jpeg

Reitor Gildásio Guedes com a Profa. Ana Lys

“Muitos produtores recorrem a outros estados em busca de tecnologias que eles nem sabem que existem aqui”, pontua a Profa. Ana Lys, e completa informando que o Laboratório de Biotecnologia de Reprodução Animal é credenciado no Ministério da Agricultura para qualificar médicos veterinários do interior em cursos para fazer exame de brucelose em suas cidades.