Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI é destaque em revista científica da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)

Última atualização em Segunda, 01 de Fevereiro de 2021, 11h19

O Hospital Universitário (HU-UFPI/Ebserh) vem se destacando no cenário nacional após ser o primeiro hospital do país a receber pacientes na chamada “Operação Manaus” - coordenada pelo Ministério da Saúde em face do colapso dos hospitais de Manaus, decorrente do agravo da pandemia pelo novo coronavírus.

Nesse contexto, a revista científica da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) tratou das ações e estratégias realizadas pelo Hospital Universitário, com entrevista do gestor público Paulo Márcio Nunes, Superintendente do HU-UFPI, que falou sobre planejamento estratégico no enfretamento à Covid-19, bem como das ações realizadas nesse âmbito, como adequações em infraestrutura, capacitação de colaboradores, contratações de novos profissionais temporários, atendimento a distância, entre outras.

paulo marcio

Paulo Márcio Nunes, Superintendente do HU-UFPI

“O HU se apresentou pronto, preparado e sereno para enfrentar esse momento e receber prontamente a demanda de Manaus, com infraestrutura e equipe qualificadas no atendimento a esses pacientes”, afirmou o Superintendente, destacando que isso foi possível graças ao planejamento realizado antes da convocação pela EBSERH. “Todo gestor público deve ter um plano estratégico montado para enfrentar a Covid-19 porque ela não acabou, pelo contrário. No HU-UFPI preparamos a gestão para ser efetiva para quando a pandemia chegasse aqui. Por isso, estamos prontos para devolver para a nação um bom trabalho que é cuidar de pessoas”.

O hospital possui trinta leitos disponíveis para acolher os pacientes, sendo vinte deles habilitados como leitos UTI, garantindo, assim, a capacidade de atendimento que o Amazonas não tem. Segundo Nunes, Teresina e o Hospital Universitário têm abastecimento de oxigênio em quantidade suficiente para atender a todos.

O Hospital realizou adequações em infraestrutura, bem como planejamento de ações para garantir assistência segura e de qualidade, contratando novos profissionais temporários, como fisioterapeutas, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, reforçando, assim, o quadro da equipe multiprofissional que presta assistência e cuidados aos pacientes com Covid-19. Além disso, investiu no Núcleo de Telessaúde, que oferta atendimento a distância a dezenas de pessoas em várias cidades do Piauí e que tem auxiliado bastante na assistência à população durante a pandemia.

Nesta segunda-feira, dia 01 de fevereiro, dos 23 pacientes recebidos, 14 já tiveram alta hospitalar e estão curados. Dos 9 que seguem internados e estáveis, 3 estão na enfermaria e 6 na UTI. Hoje há previsão de 2 altas da UTI para a enfermaria.

📍Acesse a matéria completa no site da revista SBC: portal.cardiol.br