Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Tranquilidade no 1º dia de provas do Enem Digital na UFPI

Tranquilidade no 1º dia de provas do Enem Digital na UFPI

Última atualização em Segunda, 01 de Fevereiro de 2021, 10h31

WhatsApp_Image_2021-01-27_at_09.23.15.jpeg

Laboratório de Informática da Biblioteca Comunitária da UFPI, um dos 17 espaços que receberam candidatos para realização das provas no Enem Digital

A tranquilidade marcou a aplicação nesse domingo (31) das provas do 1º dia do Enem Digital em 17 laboratórios de informática espalhados pelo Campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Teresina.

As condições de infraestrutura e acesso aos computadores ofertados pela Universidade permitiu acolhimento aos 144 candidatos esperados para realizar os testes online na Instituição. Não houve registro de queda no fornecimento de internet nem de energia elétrica nos laboratórios. O distanciamento entre máquinas, separadas por divisórias, reforçou o cuidado com os candidatos e o cumprimento dos protocolos de segurança da covid-19. Álcool em gel também estava disponível aos candidatos dentro dos laboratórios e nos espaços de circulação dos prédios da UFPI.

Os portões foram abertos ao meio-dia, e as provas iniciaram por volta das 15h30, conforme liberação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). No dia de estreia do Enem Digital, candidatos responderam no computador a 90 questões de múltipla escolha de linguagens e ciências humana. Apenas a prova de redação foi manuscrita.

Ao todo, a UFPI disponibilizou ao Enem Digital 300 computadores em perfeito funcionamento, o que corresponde, em média, a menos de 50% da capacidade total de máquinas existentes nos laboratórios habilitados.

Segundo o Inep, a abstenção do exame em todo o Brasil ficou em 68% entre os 96 mil candidatos confirmados na versão digital do exame. No Piauí, foram inscritos 1.392 candidatos para fazer a prova na versão digital, que ocorreu nas cidades de Teresina e Parnaíba.

Nova prova – As equipes da UFPI já se preparam para a repetir o sucesso da aplicação do Enem Digital no próximo domingo (07) na UFPI. Ao longo desta semana, as equipes  realizam novas vistorias e visitas aos laboratórios, para, mais uma vez, garantir segurança e tranquilidades na aplicação das avaliações online. No último dia do Enem Digital, os candidatos respondem as questões de matemática e ciências da natureza.