Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor discute com ADUFPI condições para aulas do próximo período

Reitor discute com ADUFPI condições para aulas do próximo período

Última atualização em Quinta, 28 de Janeiro de 2021, 15h19

reuniaoadufpi-8.jpg

O modelo de retomada das aulas do próximo período, a partir de março, foi o principal tema da reunião do Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, e diretores da Associação de Docentes da Instituição, a ADUFPI. A principal preocupação tanto do Reitor como do sindicato é com a garantia de condições que preservem alunos, servidores técnicos e professores.

reuniaoadufpi-32.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Gildásio relatou as preocupações da UFPI e o acompanhamento da realidade sanitária. "Temos como premissa preservar a vida, cuidar de nossos alunos, professores e servidores", disse o reitor. Ele observou que a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) trabalha com três cenários possíveis, conforme o quadro sanitário.

Marli Clementino destacou a importância do diálogo para se chegar a uma proposta de interesse comum. Ela ressaltou que a ADUFPI não tem uma proposta fechada, mas vê o quadro sanitário ainda muito grave.

Conforme diálogo feito pela PREG com cursos e Centros, a tendência é que se mantenha o ensino remoto. O calendário do próximo semestre deve ter 100 dias, preterindo-se as outras duas alternativas, com 50 ou 75 dias. Uma nova reunião com interlocução entre a gestão superior e a ADUFPI vai avançar na definição do formato do próximo período.

Progressão funcional - Outros temas foram apresentados pela ADUFPI, como a progressão funcional nas condições adversas impostas pela pandemia. Támbem foi questionado o funcionamento dos Conselhos Superiores - o de Administração, por exemplo, não se reúne há 2 anos. Gildásio diz que as reuniões estão sendo retomadas, com agenda definida para todo o ano.

Além do reitor e de dirigentes da ADUFPI, estiveram presentes à reunião gestores ligados às Pró-Reitorias de Planejamento; de Graduação; e de Administração; bem como as superintendências de Recursos Humanos e de Comunicação e ainda da Prefeitura Universitária.