Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pesquisadora da UFPI analisa estereótipos criados em torno dos negros
Início do conteúdo da página

Pesquisadora da UFPI analisa estereótipos criados em torno dos negros

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O livro "A identidade na fronteira deslizante dos estereótipos", escrito por Sueleny Ribeiro Carvalho, mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), será lançado neste sábado (14), na Livraria Entrelivros, às 19h.

O obra é resultado da pesquisa realizada por Sueleny Carvalho enquanto participante do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPI. O livro, publicado pela Paco Editorial, mostra que a construção de uma identidade estereotipada promove a invisibilidade do indivíduo. A publicação pretende demonstrar como a construção de uma identidade racial estereotipada, como a usada na obra ‘Tenda dos milagres', de Jorge Amado, promove a invisibilidade do negro. Na obra, a autora ressalta as boas intenções do escritor Jorge Amado ao criar fetiches em relação ao negro e reconhece sua contribuição para a luta antirracista e de classes no Brasil.

O livro pode ser adquirido, também, pela loja virtual da Paco.

Sobre a autora - Sueleny Ribeiro Carvalho é mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), mesma universidade em que se graduou. Também é especialista em Estudos Literários pela Uespi. É professora da rede pública de ensino desde 1994.

Fim do conteúdo da página