Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI e Hospital Universitário acolhem pacientes com covid vindos de Manaus

UFPI e Hospital Universitário acolhem pacientes com covid vindos de Manaus

Última atualização em Terça, 19 de Janeiro de 2021, 15h56

IMG_5731_2.jpg

Desde o momento do anúncio da transferência de 9 pessoas com covid de Manaus para Teresina, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Hospital Universitário mobilizaram todos os esforços para melhor receber os pacientes. São pessoas, principalmente, entre 50 e 70 anos; e a maioria, mulheres.

Nesta segunda (18), os pacientes seguem internados na Unidade de Terapia Intensiva em ala especial para tratamento do novo coronavírus, em espaço que concentra atendimentos tanto de UTI quanto de enfermaria. Nenhum deles precisa de ventilação mecânica, e três pacientes já estão sem o oxigênio e em condições de deixar os cuidados intensivos, mas permanecem na ala de covid até que possam ser liberados para voltar para casa. Os pacientes estão aos cuidados de uma equipe formada por 1 médico, três enfermeiros, dois fisioterapeutas e vários técnicos de enfermagem.

O HU-UFPI recebeu os pacientes de Manaus na sexta-feira (15). O remanejando foi uma ação do Ministério da Saúde para oferecer melhor suporte de tratamento, valendo-se de hospitais federais em outras cidades que atendem pelo Sistema Único de Saúde. Embora em quadros clínicos estáveis, os pacientes estavam sem acesso a oxigênio na capital amazonense. O HU-UFPI dispõe de oferta do insumo em quantidade suficiente para atender a todos.