Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Livro Pensa.com Piauí é lançado em Manaus

Livro Pensa.com Piauí é lançado em Manaus

Professores do Departamento de Comunicação Social (DCS) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) lançaram o livro Pensa.com Piauí durante o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom/2013), realizado no período de 04 a 07 de setembro, em Manaus/AM.

O livro, publicado pela Editora da UFPI (EDUFPI), foi organizado pelos professores doutores José Marques de Melo (UMESP), Ana Regina Leal (UFPI), Maria das Graças Targino (UFPB) e Samantha Castelo Branco (UFPI) e conta com a participação de diversos autores, dentre os quais alunos e professores do Departamento de Comunicação Social.

O projeto Pensa.Com foi idealizado e coordenado pelo comunicólogo José Marques de Melo com o objetivo de sistematizar e mapear a produção científica no campo das Ciências da Comunicação. Com abrangência nacional, o projeto é executado por grupos de pesquisadores em nível estadual, visando o levantamento da produção comunicacional dos respectivos estados, destacando estudiosos da área, suas teorias e ideias.

Como ramificação, surgiu o projeto Pensa.Com Piauí, que teve por objetivo levantar e sistematizar a produção na área de Comunicação Social no âmbito do Piauí; apontar instituições e pesquisadores que se dedicaram ou se dedicam ao estudo de temas da área; analisar como se dá o processo produtivo do pensamento comunicacional piauiense; indicar as principais ideias e teorias defendidas na área de Comunicação Social no Estado de forma a contribuir para sua memória comunicacional.

De início, os integrantes da equipe do Pensa.Com Piauí realizaram levantamento bibliográfico sobre o avanço do campo acadêmico da Comunicação Social no Estado, com o intuito de identificar personalidades e instituições que contribuíram para referido desenvolvimento. Após a identificação, fez-se revisão de literatura e realizou-se entrevistas feitas pessoalmente ou por e-mail, dependendo das condições das personalidades escolhidas. A equipe não pretendeu apenas ver e/ou ouvir as unidades amostrais, mas, sobretudo, analisar fatos e fenômenos envolvidos na pesquisa como objeto de estudo, dentro da técnica de observação, essencial à complementação de pesquisas dessa natureza.

Após dois anos de pesquisa, o Pensa.Com Piauí concretizou-se e os trabalhos produzidos por docentes, graduandos e pós-graduandos da área de Comunicação Social ligados à Universidade Federal do Piauí (UFPI) foram reunidos na publicação.

Como resultado, o título reúne 31 verbetes, que foram distribuídos entre os seguintes temas: cinco dizem respeito às instituições de comunicação/jornalismo do Piauí e os demais pesquisadores, agrupados em cinco grupos: a) pesquisadores da comunicação que utilizam a comunicação/jornalismo como fonte e objeto de pesquisa; b) historiadores que utilizam a comunicação/jornalismo como fonte de pesquisa; c) historiadores que utilizam a comunicação/jornalismo como fonte e objeto de pesquisa; d) intelectuais que utilizam a comunicação/jornalismo como fonte de pesquisa; e) intelectuais que utilizam a comunicação/jornalismo como fonte e objeto de pesquisa.