Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI inicia vistorias internas para garantir segurança na aplicação do Enem Digital na Instituição

Última atualização em Quinta, 14 de Janeiro de 2021, 15h36

IMG_1156_1.jpg

Verificação de computadores nos preparativos para receber na UFPI candidatos do Enem Digital

A Universidade Federal do Piauí ( UFPI ) iniciou nesta quinta (14) uma série de visitas aos laboratórios de informática da Instituição, que concentram 300 computadores a serem usados para a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) versão Digital na Universidade. Os testes do Enem Digital ocorrem nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, com provas no Piauí nas cidades de Teresina e Parnaíba. Esta é a primeira vez que os testes online serão realizados. A versão impressa do exame será aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021.

vistoria_1.jpg

Equipes de tecnologia da informação da Universidade nos trabalhos de vistoria em laboratório de informática do CTT

No primeiro dia de vistoria interna, equipes da UFPI estiveram em laboratórios do Colégio Técnico de Teresina (CTT) e no Departamento de Planejamento e Política Agrícola (DPPA) do Centro de Ciências Agrárias (CCA). Cerca de 45 alunos farão provas nesses dois locais. As visitas ocorrem em todos os centros do Campus Ministro Petrônio Portella e na Biblioteca Comunitária, que abrigam os laboratórios de informaticas certificados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para aplicação de testes do Enem Digital da UFPI.

As visitas têm como foco monitorar as condições de infraestrutura dos locais como energia elétrica, lâmpadas, ar-condicionado, mobiliário, bem como o fornecimento de internet e verificação dos computadores, para avaliar o funcionamento de nobreaks, mouses e teclados, dentre outras providências. Nos dias de realização das provas, equipes de tecnologia da informação da Universidades e demais profissionais estarão de prontidão para dar apoio em todos os centros, no CTT e na Biblioteca Comunitária em permanente comunicação com o MEC como parte do acordo de cooperação da Universidade em ser um dos braço do Inep para a aplicação exemplar do Enem Digital em Teresina.

vistoria.jpg

Laboratório de Informática II do CTT, um dos locais que receberão candidados do Enem Digital em Teresina

Cada computador usado para aplicar as provas receberá cabine de isolamento para aumentar a segurança e reforçar a separação entre os candidatos, providenciada pela organizadora do Enem Digital no Piauí. Em cada laboratório, haverá recipientes com álcool em gel; além de dispensers de parede e totens com o produto nos corredores e ainda a opção de higienizar as mãos com água e sabão nos banheiros.

Para o Superintendente de Tecnologia da Informação da UFPI, Ramon Nunes,"as vistorias internas são uma iniciativa da Universidade para garantir a infraestrutura em plenas condições para melhor receber candidatos do Enem Digital”, disse

WhatsApp_Image_2021-01-14_at_13.53.29.jpeg

Ramon Nunes, Superintentente de Tecnologia da Informação da UFPI

Números - No Piauí, foram inscritos 1.392 candidatos para fazer a prova na versão digital e 133.786 inscritos para o Enem impresso, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).