Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Evento de encerramento do Curso de Extensão “Hospitalidade em Turismo no Piauí” teve início nessa quarta-feira (13)

Última atualização em Quinta, 14 de Janeiro de 2021, 09h20

Com o tema "Contextos e Desafios do Turismo no Piauí", teve início nessa quarta-feira, 13, o I Simpósio Estadual de Hospitalidade em Turismo no Piauí, evento de encerramento do Curso de Extensão: Hospitalidade em Turismo no Piauí. O evento iniciou às 18h e foi gravado ao vivo on-line no Zoom e transmitido ao vivo no YouTube.

WhatsApp_Image_2021-01-13_at_19.28.35.jpeg

A abertura do programação contou com a presença do Reitor da UFPI, Gildásio Guedes Fernandes; da Superintendente EBTT/UFPI, Virgínia Tâmara Muniz Silva; do Professor do CCN-UFPI, Rômulo José Fontenele Oliveira; Chefe do PARNA Serra da Capivara - ICMBIO-PI, Marrian Hellen da S. G. Rodrigues; Deborah Dettmam Matos, professora do Departamento de Ciências Jurídicas da UFPI; Profa. Dra. Livia Fernanda Nery, do Centro de Educação Aberta e à Distância (CEAD) da UFPI.

O curso de extensão foi desenvolvido com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento das ações de atividades turísticas dentro do estado do Piauí, como destaca Virgínia Tâmara, coordenadora do projeto. “Esse curso, na verdade, começou em maio/junho de 2020, quando nós começamos a nos reunir, pensar e traçar este projeto. Procuramos sempre viabilizar e contribuir da melhor forma possível para o desenvolvimento do turismo dentro do nosso estado, um objetivo concretizado”, afirma.

WhatsApp_Image_2021-01-13_at_19.28.351.jpeg

Virgínia Tâmara, coordenadora do projeto

O total de alunos inscritos alcançado pelo curso chegou a 600, os quais puderam contar com a assistência e acompanhamento das equipes de tutores e professores, além do apoio da equipe operacional. A Profa. Dra. Livia Fernanda Nery, do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da UFPI, ressalta a importância do curso para o público discente, formado por profissionais da área do turismo, atuantes no mercado local.

“Esse projeto é uma primeira parceria, porque entendemos a importância desse trabalho para aqueles que atentam para as belezas e riquezas do nosso estado e que são muito reconhecidas em nível local, nacional e internacional. São propostas como essas que vão fortalecer a formação dos profissionais que atuam diretamente na área do turismo”, frisa.

Dentre as disciplinas ofertadas no curso de extensão, estiveram: disciplinas de Língua Inglesa e Espanhola, Empreendedorismo, Informática, dentre outras. Como explica a Pró-Reitora e professora Déborah Matos, a variedade de conteúdos e conhecimento compartilhados visam contribuir com o desenvolvimento de uma atividade turística especializada. “É um orgulho desenvolver, participar e agregar ao nome da Universidade Federal do Piauí com um projeto que se preocupa com o desenvolvimento do nosso estado. Nele, foram abordadas as áreas necessárias para um turismo propício ao tempo que vivemos e para qualquer ramo que busca realizar um serviço com qualidade e que atenda as necessidades".

WhatsApp_Image_2021-01-13_at_19.28.352.jpeg

Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Deborah Matos

O Reitor da UFPI, Gildásio Guedes Fernandes, destaca a importância de projetos e cursos de Extensão, como o curso “Hospitalidade em Turismo no Piauí”, e também ressalta a missão e o dever da Universidade de dar continuidade ao desenvolvimento de atividades dessa modalidade. “A UFPI deverá e irá se abrir, se organizar e se empenhar para fortalecer a Extensão. Além disso, vamos continuar trabalhando nas milhares de tarefas executadas nesta Pró-Reitoria, para um melhor intercâmbio com a comunidade acadêmica, e ultrapassar os muros da Universidade através da Extensão, do Ensino e da Pesquisa, para contribuir com o avanço do Estado do Piauí”, destaca o Reitor.

WhatsApp_Image_2021-01-13_at_19.28.34.jpeg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes Fernandes

O Simpósio Estadual de Hospitalidade em Turismo no Piauí segue até o dia 15 de janeiro de 2021, das 14h às 22h, transmitido no canal do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), no YouTube.