Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Café da manhã marca início da semana comemorativa pelos 10 do HVU
Início do conteúdo da página

Café da manhã marca início da semana comemorativa pelos 10 do HVU

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Na manhã desta segunda-feira (09), professores, alunos e servidores da Universidade Federal do Piauí se confraternizaram durante café da manhã, servido no Centro de Ciências Agrárias (CCA), em comemoração aos 10 anos do Hospital Veterinário Universitário (HVU/UFPI) e ao Dia do Médico Veterinário.

O café da manhã marca o início das programações da "Semana Comemorativa de 10 anos do HVU" e da "III Semana Acadêmica de Medicina Veterinária". Há 10 anos na diretoria do HVU/UFPI, o médico veterinário e professor Dr. João Macêdo emocionou-se ao falar sobre o Hospital e convidou a todos para participar da solenidade em comemoração dos 10 anos do Hospital a ser realizada hoje (09), às 19h30, no Cine Teatro da UFPI.

Prof. Dr. João Macêdo, diretor do Hospital Veterinário da UFPI, emocionou-se ao falar sobre uma década de funcionamento do Hospital

O reitor, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, ressaltou a inquestionável importância do HVU para a sociedade piauiense. "Há uma década, o hospital realiza prestação de serviços, com atendimento de qualidade a animais domésticos, de grande porte e silvestres, incluindo desde consultas até internação. E, desempenha também importante papel na formação de profissionais na área de Medicina Veterinária, sendo referência em atividades de ensino, pesquisa e extensão", disse.

Reitor Prof. Dr. José Arimatéia Lopes durante o café da manhã em homenagem aos 10 anos do HVU/UFPI

Após cantar parabéns, o bolo comemorativo foi cortado pelo reitor e pelo diretor do HVU

 

Em uma década de existência, o Hospital Veterinário tornou-se referência no ensino na área de Medicina Veterinária. Alunos da graduação e pós-gradução compareceram ao café da manhã e falaram da relevância do HVU como hospital escola. "Devido a grande e variada concentração de casuísticas, o HVU torna-se uma experiência essencial para o profissional de veterinária, principalmente para a área de clínica e cirurgia de pequenos animais", afirmou a médica veterinária Joice Alencar, residente do primeiro ano em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais.

Profissionais formados em outros Estados, procuram o programa de residência do HVU/UFPI devido à estrutura física, ao corpo docente e à boa reputação do curso. É o caso da médica veterinária Karoline Gonçalves, graduada pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e residente do HVU na área de Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais. Antes de ingressar na residência, Karoline realizou seu estágio obrigatório no HVU/UFPI, graças a parceria entre UFPI e UEMA. "Apesar da UEMA ter hospital veterinário, optei por fazer a residência no HVU/UFPI por ter uma melhor estrutura física e uma rotina de atendimento mais dinâmica", explicou a residente.

Residentes do HVU/UFPI

Egressa da primeira turma de Medicina Veterinária do Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), localizado no município de Bom Jesus (635 km de Teresina), a picoense Jaknea Leal realizou estágios voluntário e obrigatório no HVU quando estudante da graduação. Atualmente, residente do HVU, a jovem profissional destacou a importância do hospital escola como espaço adequado para a vivência profissional e prática da teoria.

A médica veterinária, Dr.ª Francisca Barros Bezerra, cercada pelos residentes do HVU/UFPI

Profissionais dedicados e capacitados é um dos diferenciais do HVU. A médica veterinária Francisca Bezerra integra a equipe de profissionais desde a fundação do hospital e analisa as conquistas de uma década de funcionamento. "Uma grande mudança pode ser observada quando se compara o primeiro e este último ano de existência da unidade de saúde. A participação de residentes nas rotinas do hospital, por exemplo, melhorou bastante o atendimento. O HVU oferece, a preços acessíveis, maior acesso ao tratamento de animais, efetivamente, como membros da família", declarou.

O coordenador e professor da residência do HVU, Francisco Lima Silva, destacou a importância do hospital escola na formação profissional do médico veterinário. "Nosso programa de residência tem grande importância para a formação de médicos veterinários especialistas, hoje, conta com 16 residentes do programa do MEC e 3 residentes do programa de residência do próprio hospital, anterior ao do MEC. O programa de residência promove integração entre os residentes, a pós-graduação da Universidade - a nível de Mestrado e Doutorado - e amplia a prestação de serviços à comunidade. Pesquisa, extensão e ensino se casam". Destacou, ainda, como diferencial do HVU o funcionamento 24 horas, com tratamento de animais internados e atendimento a emergências.

HVU - Inaugurado em 09 de setembro de 2003, dia do Médico Veterinário, o HVU recebe o nome do primeiro médico veterinário do Piauí, Jeremias Pereira da Silva. O Hospital atende animais de companhia (cães e gatos), de produção e silvestres, oferecendo serviços como consultas, cirurgias, internação, vacinação, necropsia, exames laboratoriais, radiográficos e ultrassonográficos.

Referência em atendimento, ensino, pesquisa e extensão universitária na área de Medicina Veterinária para o Piauí, o HVU funcionando em regime de plantão 24 horas.

 

Confira mais registros fotográficos do café da manhã:

Acesse a programação completa

Fim do conteúdo da página