Na manhã desta segunda-feira (09), professores, alunos e servidores da Universidade Federal do Piauí se confraternizaram durante café da manhã, servido no Centro de Ciências Agrárias (CCA), em comemoração aos 10 anos do Hospital Veterinário Universitário (HVU/UFPI) e ao Dia do Médico Veterinário.
O café da manhã marca o início das programações da "Semana Comemorativa de 10 anos do HVU" e da "III Semana Acadêmica de Medicina Veterinária". Há 10 anos na diretoria do HVU/UFPI, o médico veterinário e professor Dr. João Macêdo emocionou-se ao falar sobre o Hospital e convidou a todos para participar da solenidade em comemoração dos 10 anos do Hospital a ser realizada hoje (09), às 19h30, no Cine Teatro da UFPI.
Prof. Dr. João Macêdo, diretor do Hospital Veterinário da UFPI, emocionou-se ao falar sobre uma década de funcionamento do Hospital
O reitor, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, ressaltou a inquestionável importância do HVU para a sociedade piauiense. "Há uma década, o hospital realiza prestação de serviços, com atendimento de qualidade a animais domésticos, de grande porte e silvestres, incluindo desde consultas até internação. E, desempenha também importante papel na formação de profissionais na área de Medicina Veterinária, sendo referência em atividades de ensino, pesquisa e extensão", disse.
Reitor Prof. Dr. José Arimatéia Lopes durante o café da manhã em homenagem aos 10 anos do HVU/UFPI
Após cantar parabéns, o bolo comemorativo foi cortado pelo reitor e pelo diretor do HVU
Em uma década de existência, o Hospital Veterinário tornou-se referência no ensino na área de Medicina Veterinária. Alunos da graduação e pós-gradução compareceram ao café da manhã e falaram da relevância do HVU como hospital escola. "Devido a grande e variada concentração de casuísticas, o HVU torna-se uma experiência essencial para o profissional de veterinária, principalmente para a área de clínica e cirurgia de pequenos animais", afirmou a médica veterinária Joice Alencar, residente do primeiro ano em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais.
Profissionais formados em outros Estados, procuram o programa de residência do HVU/UFPI devido à estrutura física, ao corpo docente e à boa reputação do curso. É o caso da médica veterinária Karoline Gonçalves, graduada pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e residente do HVU na área de Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais. Antes de ingressar na residência, Karoline realizou seu estágio obrigatório no HVU/UFPI, graças a parceria entre UFPI e UEMA. "Apesar da UEMA ter hospital veterinário, optei por fazer a residência no HVU/UFPI por ter uma melhor estrutura física e uma rotina de atendimento mais dinâmica", explicou a residente.
Residentes do HVU/UFPI
Egressa da primeira turma de Medicina Veterinária do Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), localizado no município de Bom Jesus (635 km de Teresina), a picoense Jaknea Leal realizou estágios voluntário e obrigatório no HVU quando estudante da graduação. Atualmente, residente do HVU, a jovem profissional destacou a importância do hospital escola como espaço adequado para a vivência profissional e prática da teoria.
A médica veterinária, Dr.ª Francisca Barros Bezerra, cercada pelos residentes do HVU/UFPI
Profissionais dedicados e capacitados é um dos diferenciais do HVU. A médica veterinária Francisca Bezerra integra a equipe de profissionais desde a fundação do hospital e analisa as conquistas de uma década de funcionamento. "Uma grande mudança pode ser observada quando se compara o primeiro e este último ano de existência da unidade de saúde. A participação de residentes nas rotinas do hospital, por exemplo, melhorou bastante o atendimento. O HVU oferece, a preços acessíveis, maior acesso ao tratamento de animais, efetivamente, como membros da família", declarou.
O coordenador e professor da residência do HVU, Francisco Lima Silva, destacou a importância do hospital escola na formação profissional do médico veterinário. "Nosso programa de residência tem grande importância para a formação de médicos veterinários especialistas, hoje, conta com 16 residentes do programa do MEC e 3 residentes do programa de residência do próprio hospital, anterior ao do MEC. O programa de residência promove integração entre os residentes, a pós-graduação da Universidade - a nível de Mestrado e Doutorado - e amplia a prestação de serviços à comunidade. Pesquisa, extensão e ensino se casam". Destacou, ainda, como diferencial do HVU o funcionamento 24 horas, com tratamento de animais internados e atendimento a emergências.
HVU - Inaugurado em 09 de setembro de 2003, dia do Médico Veterinário, o HVU recebe o nome do primeiro médico veterinário do Piauí, Jeremias Pereira da Silva. O Hospital atende animais de companhia (cães e gatos), de produção e silvestres, oferecendo serviços como consultas, cirurgias, internação, vacinação, necropsia, exames laboratoriais, radiográficos e ultrassonográficos.
Referência em atendimento, ensino, pesquisa e extensão universitária na área de Medicina Veterinária para o Piauí, o HVU funcionando em regime de plantão 24 horas.
Confira mais registros fotográficos do café da manhã:
Acesse a programação completa