Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Lançamento do livro “Tempo & Memória: interfaces entre os campos da comunicação e da história” no dia 27 de janeiro

Última atualização em Terça, 12 de Janeiro de 2021, 14h53

1.png

Será lançado na quarta-feira, 27 de janeiro de 2021, as 14h30, no Canal do YOUTUBE do Projeto Memória da Comunicação Piauiense, o livro Tempo & Memória: interfaces entre os campos da comunicação e da história, organizado pelas Professoras Doutoras Ana Regina Rêgo (UFPI), Teresinha Queiroz (UFPI) e pelo Professor Doutor Antônio Hohlfeldt (PUCRS). Link do evento no canal do Projeto Memória da Comunicação Piauiense

A obra nasceu da interlocução que tem se tornado constante entre pesquisadores da historiografia e da historicidade do campo da comunicação e historiadores. Essa aproximação tem se dado tanto em nível nacional quanto em nível internacional, com investigadores de outros países, em especial Portugal, Espanha e França.

Os organizadores desta obra partiram de pontos comuns em suas áreas de atuação procurando manter as parcerias existentes já há vários anos entre o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e o Programa de Pós-Graduação em História do Brasil (PPGHB) ambos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e seus respectivos núcleos e grupos de pesquisa. Tinham como intenção reunir pesquisadores com contribuições relevantes para a sociedade e para as áreas envolvidas na publicação.

O livro é composto por 20 capítulos, e conta com contribuições de historiadores e pesquisadores da historiografia da França, Portugal, Brasil e Espanha. Os pesquisadores que assinam os capítulos são: Roger Chartier, Francisco Rui Cádima, Ana Regina Rêgo, Marialva Barbosa, Alberto Pena, José Carlos Rueda Laffond, José Reig-Cruañes, Cristina Perales-García, Rita Luís, David Caminada-Diaz, Allan Santos, Igor Sacramento, Jarbas Gomes Machado Avelino, Edwar de Alencar Castelo Branco, Ronyere Ferreira, Maria do Socorro  Rios Magalhães, Teresinha Queiroz, Claúdia Cristina da Silva Fontinele, Marília Mesquita Queiroz, João Benvindo de Moura, Bruno Souza Leal, Carlos Alberto de Carvalho, Phellipy Jácome, Laura Lene Lima Brandão, Elizangela Cardoso Barbosa, Nathércia Vasconcelos Santos, Nilsângela Cardoso, Pedro Vilarinho Castelo Branco, Ranielle Leal Moura, Antônio Hohlfeldt, Talyta Marjorie Lira Sousa Nepomuceno, Vinicius Ferreira e Ana Paula Goulart Ribeiro.

O conjunto de textos que compõem esta obra fala mais de uma diversidade narrativa do que de uma unidade de pensamento, trazendo perspectivas díspares de contextos históricos e comunicacionais complexos e singulares e abrangendo textos teóricos, textos teóricos-empíricos e análises pontuais.

A riqueza do livro encontra-se nas possibilidades de conjunção, como também de liberdade e flexibilidade para que o leitor estabeleça o próprio percurso da leitura e encontro com as narrativas.

O livro, foi produzido pela Editora da PUCRS- EDIPUCRS, e contou com o patrocínio da Fundação Cultural Monsenhor Chaves através da Lei A. Tito Filho(TERESINA-PI).  Para encontrar a versão digital do livro poderá acessar os sites: Amazon, Google Books, Apple Books, Saraiva, Cultura e Kobo.  A obra também estará disponível na versão impressa nas lojas: Amazon, Estante Virtual, Submarino, Mercado Livre e Shop Time.

Contamos com sua presença no lançamento!