Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências acontece dia 22 de janeiro

2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências acontece dia 22 de janeiro

Última atualização em Terça, 12 de Janeiro de 2021, 11h59

onc

Será realizada no próximo dia 22 de janeiro, a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências, a ONC. Farão os exames cerca de 180.000 estudantes classificados na 1ª fase, e as provas serão totalmente online.

A Olimpíada Nacional de Ciências - ONC é um projeto de extensão da Universidade Federal do Piauí - UFPI, executada com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI. A ONC já acontece desde o ano de 2016, e se tornou um projeto permanente da agenda governamental.

Nesta edição de 2020 que terá agora em 22/01 a 2ª fase, a ONC teve escolas e estudantes participantes em 3.449 municípios de todos os estados do Brasil. Foram 2.250.000 (dois milhões, duzentos e cinquenta mil) inscritos na 1ª fase.

catapreta

Prof. Dr. Jean Catapreta, coordenadornacional da ONC

O coordenador nacional da Olimpíada, Prof. Dr. Jean Catapreta, explica que os principais objetivos da ONC são a divulgação e popularização das ciências; proporcionar desafios e assim descobrir novos talentos; e aproximar a academia da educação básica, proporcionando assim uma melhoria da educação básica.

O que diferencia a ONC de outras olimpíadas do conhecimento é justamente o fato de não ter uma ciência específica, e sim várias ciências envolvidas. “Fazem parte da ONC as Ciências Astronomia, Biologia, Física, História e Química. Participam dela todas as associações científicas ligadas a estas ciências no Brasil.  Os alunos resolvem desafios onde têm de demonstrar seu conhecimento em todas estas áreas. É a UFPI ultrapassando os limites dos seus muros e indo para todo o Brasil”, destaca Catapreta.

Para mais informações sobre a ONC, acesse aqui