Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto de extensão da UFPI de Picos alerta para importância de uso integral de alimentos
Início do conteúdo da página

Projeto de extensão da UFPI de Picos alerta para importância de uso integral de alimentos

Imprimir
Última atualização em Segunda, 11 de Janeiro de 2021, 16h32

prancs_edtt.jpg

Capa de post no IG no Projeto 

O projeto de extensão “Aproveitamento Integral de Frutas e Hortaliças: Ênfase em Capacitação e Ações que Reduzam o Desperdício” do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB/Picos) da Universidade Federal do Piauí segue conscientizando sobre a importância do aproveitamento de alimentos. Com um time de alunos, bolsistas e voluntários, as professoras Joilane Alves Pereira Freire (coordenadora do projeto) e Stella Regina Arcanjo Medeiros (coordenadora adjunta) realizam diversas atividades com foco na mobilização do público para evitar o desperdício de alimentos.

A Profa. Joilane, em seus trabalhos com a polpa do buriti, observou, por exemplo, que as partes comumente descartadas da polpa (casca e endocarpo) costumavam ser utilizadas apenas como rações para animais ou simplesmente descartadas no lixo, principalmente no Nordeste. O não aproveitamento integral da fruta gerou a ideia inicial do projeto de extensão, cujo intuito seria informar e incentivar a comunidade acadêmica e a sociedade geral, da importância do aproveitamento dos recursos descartados. A professora ressalta que estes resíduos agroindustriais, ricos em compostos bioativos, vitaminas e minerais, contribuem e muito para a saúde da população, enriquecendo a alimentação. 

post_duplo.png

Exemplos de materiais publicados no IG no Projeto

Antes do início da pandemia da covid-19, a ideia inicial do projeto de extensão era foca na realização de oficinas e capacitações na área do aproveitamento de alimentos, pensadas originalmente em instituições de longa permanência para idosos e no Restaurante Universitário (RU). Após o surto pandêmico, o projeto migrou ao mundo digital, com foco na elaboração de material de divulgação, informativo e educativo online. O projeto também atua na divulgação dos beneficios nutricionais das chamadas PANCS (Plantas Alimentícias não Convencionais )  como alternativa para aumentar a variedade de itens saudáveis que podem ser incluídos na alimentação.

Dentre os trabalhos já realizados pelo projeto, estão a produção de cartilhas para cozinheiras da rede pública de educação sobre o aproveitamento integral no âmbito da alimentação e para cuidadores acerca de como melhorar a qualidade de dieta dos idosos, um vídeo educativo para alunos da rede pública sobre “Alimentação saudável no ensino infantil” e um curso sobre os conceitos e fundamentos da Educação Permanente em Saúde, além de postagens feitas constantemente no instagram do projeto (@aproveitamentodealimentosufpi).

WhatsApp_Image_2021-01-11_at_11.41.37.jpeg

Joilane Alves Pereira Freire, coordenadora do projeto

" Vencemos os desafios dos novos formatos de fazer extensão impostos pela pandemia, mantendo nosso compromisso de levar os saberes construídos para fora dos muros da Universidade, contribuindo com a comunidade para que tenha ou mantenha uma alimentação mais saudavel", avaliou a coordenadora do Projeto Profa. Joilane Freire.

 

Fim do conteúdo da página