Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI lança laboratórios virtuais para auxílio de aulas práticas
Início do conteúdo da página

UFPI lança laboratórios virtuais para auxílio de aulas práticas

Imprimir
Publicado: Sexta, 08 de Janeiro de 2021, 11h06

Implantação de Laboratórios Virtuais para atendimento de cursos da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Essa realidade já começou a ser implementada pelo projeto “Aluno Conectado”, por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD), e deve abranger graduações que necessitarem de experiencias de alunos em laboratórios para aprendizados práticos. A medida serve para contribuir com o andamento de disciplinas em período de pandemia, e que também sejam aplicados, de maneira híbrida, no pós-pandemia.

Segundo o Superintendente de Tecnologia da Informação (STI), da UFPI, Leonardo Ramon Nunes, o projeto vem passando por um período de testes e que até março todos os cursos que necessitarem dos laboratórios terão sua implementação. Inicialmente os cursos de Biologia, Química, Física e Matemática, na modalidade a distância, e Engenharia de Produção e Medicina, na modalidade presencial, já recebem as plataformas dos laboratórios.

super1

Superintendente da STI Leonardo Ramon

Leonardo ainda informou que os serviços são desenvolvidos por uma parceria da UFPI com a empresa Algetec. “As plataformas são desenvolvidas pela empresa juntamente com os nossos desenvolvedores técnicos. Sendo que os nossos alunos terão acesso a esses laboratórios pelo nosso próprio sistema que é o Sigaa”, disse.

lab3

lab4

lab5

Imagens dos laboratórios virtuais que serão utilizados pela UFPI

Para Vinicius do Rego Dias, sócio-diretor da Algetec, a ideia dos laboratórios virtuais não é substituir as aulas práticas, mas sim, complementá-las. Para ele, “esse é um projeto que está sendo desenhado com a UFPI, para todos os cursos que necessitem de aulas práticas”, afirmou

vini

Vinícios Dias, da empresa Algetec, que desenvolve junto com a UFPI os laboratórios virtuais

Fim do conteúdo da página