Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI lança laboratórios virtuais para auxílio de aulas práticas
Início do conteúdo da página

UFPI lança laboratórios virtuais para auxílio de aulas práticas

Imprimir
Última atualização em Segunda, 11 de Janeiro de 2021, 14h31

Implantação de Laboratórios Virtuais para atendimento de cursos da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Essa realidade já começou a ser implementada pelo projeto “Aluno Conectado”, por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD), e deve abranger graduações que necessitarem de experiencias de alunos em laboratórios para aprendizados práticos. A medida serve para contribuir com o andamento de disciplinas em período de pandemia, e que também sejam aplicados, de maneira híbrida, no pós-pandemia.

Segundo o Superintendente de Tecnologia da Informação (STI), da UFPI, Leonardo Ramon Nunes, o projeto vem passando por um período de testes e que até março todos os cursos que necessitarem dos laboratórios terão sua implementação. Inicialmente os cursos de Biologia, Química, Física e Matemática, na modalidade a distância, e Engenharia de Produção e Medicina, na modalidade presencial, já recebem as plataformas dos laboratórios.

super1

Superintendente da STI Leonardo Ramon

Leonardo ainda informou que os serviços são desenvolvidos por uma parceria da UFPI com a empresa Algetec. “As plataformas são desenvolvidas pela empresa juntamente com os nossos desenvolvedores técnicos. Sendo que os nossos alunos terão acesso a esses laboratórios pelo nosso próprio sistema que é o Sigaa”, disse.

lab3

lab4

lab5

Imagens dos laboratórios virtuais que serão utilizados pela UFPI

Para Vinicius do Rego Dias, sócio-diretor da Algetec, a ideia dos laboratórios virtuais não é substituir as aulas práticas, mas sim, complementá-las. Para ele, “esse é um projeto que está sendo desenhado com a UFPI, para todos os cursos que necessitem de aulas práticas”, afirmou

vini

Vinícios Dias, da empresa Algetec, que desenvolve junto com a UFPI os laboratórios virtuais

Fim do conteúdo da página