Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI faz programação para festejar 50 anos

UFPI faz programação para festejar 50 anos

Última atualização em Segunda, 28 de Dezembro de 2020, 15h33

Vista aérea do pórtico do Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) vai ter uma programação especial ao longo de 2021, para assinalar os 50 anos de instalação da instituição. A intenção é ressaltar o papel da Universidade para a transformação do Piauí e os passos que a Instituição dará para ser ainda mais relevante na vida dos piauienses e também do próprio País. O primeiro passo das comemorações foi dado já em dezembro, com a criação do grupo de trabalho que vai cuidar da programação.

Reitorgildasio-2_1_1.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

“O que desejamos é mostrar a grande contribuição da UFPI para o Piauí. E desenhar o caminho que teremos pelos próximos 50 anos, com um papel ainda mais determinante para o nosso estado e para o Brasil”, diz o reitor Gildásio Guedes. Esse desenho está vinculado a uma das diretrizes do novo reitor da Universidade, que é de melhorar os indicadores de desempenho da UFPI. “Vamos colocar a nossa UFPI em um patamar mais elevado”, afirma, destacando que a Instituição conta com recursos humanos que podem assegurar uma melhor posição no cenário das instituições de ensino superior.

A UFPI completa 50 anos de instalada no dia primeiro de março de 2021. Mas, conforme o reitor Gildásio Guedes, as comemorações não vão se resumir ao mês que assinala a data redonda. Segundo o reitor, a data permite “um olhar retrospectivo” sobre o muito que a UFPI fez nestes 50 anos e também um olhar prospectivo, com um planejamento que permita à Instituição avançar ainda mais. “Queremos, mais do que nunca, ser determinante na vida das pessoas, na vida de nosso estado”, afirma.

Comemorações com amplo alcance

As comemorações contarão com atividades nas diversas áreas e formatos, incluindo eventos, exposições, lançamentos de publicações comemorativas, homenagens a membros da comunidade universitária e destaque para egressos que ganharam projeção muito além das fronteiras do estado. Essas diretrizes se ajustam às próprias diretrizes da gestão de Gildásio, que abraça a ideia de uma UFPI democrática, relevante e que “rompe os muros” para estreitar a relação com a sociedade.

Segundo o Reitor, as comemorações serão uma oportunidade também para a UFPI dialogar mais abertamente com os diversos atores sociais e políticos da sociedade piauiense. Gildásio destaca que muitos eventos da programação estarão voltados para a comunidade interna, mas outros tantos serão direcionados para a comunidade externa. “Somos uma instituição que produz conhecimento. E o conhecimento é mola transformadora da realidade”, ressalta.

Internacionalização que projete a UFPI

Uma das metas da nova gestão é um processo de internacionalização da UFPI mais intenso, no sentido de construir parcerias que levem ao desenvolvimento de pesquisas em diversas áreas. A intenção é fortalecer a relação com uma rede de instituições e pesquisadores de outros países, construindo junto projetos que tragam conquistas para a sociedade.

Esse entendimento vai assegurar uma mais ampla inserção da UFPI como instituição de pesquisa de destaque, projetando o Piauí e o próprio Brasil. Uma primeira intenção é construir laços mais consistentes e com resultados mais robustos em áreas estratégicas para o estado. A preocupação inicial será a relação com instituições ibero-americanas, sem deixar de contemplar as oportunidades com universidades e centros de pesquisa de outras áreas do planeta – incluindo Japão e Estados Unidos, com os quais já há iniciativas nesse sentido.