Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Comemoração do Cinquentenário da UFPI terá programação ao longo de 2021

Comemoração do Cinquentenário da UFPI terá programação ao longo de 2021

Última atualização em Quinta, 17 de Dezembro de 2020, 16h00

50anos-4.jpg

Reitor Gildásio Guedes e Vice-Reitor Viriato Campelo, acompanhados de ex-gestores da Instituição

Com reverência à sua importância histórica e com olhar lançado ao futuro, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) lançou nesta quinta (17) a programação de atividades comemorativas aos 50 anos de criação da Instituição. A 72 dias da data oficial do cinquentenário, em 1º de março de 2021, a Universidade se prepara para viver um ano repleto de eventos, homenagens e lançamento de obras.

A solenidade de lançamento ocorreu no Salão Nobre da Reitoria, com transmissão ao vivo pela UFPITV no Youtube e presença restrita de participantes, em função da pandemia. Presidida pelo Reitor Gildásio Guedes, ao lado do Vice-Reitor, Viriato Campelo, o ato solene foi prestigiado pelo ex-reitor Luiz de Sousa Santos Junior; e os ex-vice-reitores, Nadir Nogueira e Antônio da Silva Nascimento.

Após fala de boas-vindas do Reitor Gildásio Guedes, foi apresentado um vídeo instituicional sobre a trajetória de lutas e avanços nos 50 anos de existência da UFPI. Em seguida, o Reitor assinou duas portarias: a primeira, estabelecendo a criação das comissões executivas e assessora para coordenar as comemorações do cinquentenário; e a segunda, instituindo a Medalha do Cinquentenário, para homenagear personalidades e instituições que colaboraram com a consolidação da Universidade. Houve ainda entrega de homenagens aos ex-gestores presentes.

50anos-6.jpg

Reitor da UFPI Gildásio Guedes

Na solenidade, o Reitor Gildásio Guedes destacou a trajetória de crescimento da UFPI que estabeleceu, ao longo desses 50 anos, novos patamares de projeção para o Piauí, resultando na melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Vou trabalhar de maneira incansável para construir um futuro ainda mais pujante e engrandecer nossa UFPI”, declarou após mencionar ex-gestores que deram sua colaboração para a consolidação da UFPI. “Com muito orgulho e fé, vamos continuar respeitando a diversidade e as individualidades das pessoas, trazendo para o Piauí o que mais é esperado da UFPI: contribuir para o desenvovimento do estado”, completou.

50anos-13.jpgEx-reitor Luiz Júnior

Representando os ex-reitores, Luiz de Sousa Santos Júnior compartilhou a alegria de comemorar os 50 anos da UFPI. “Temos muito o que agradecer pelo quanto essa Universidade contribuiu e ainda vai contribuir na qualificação dos nossos jovens, entregando uma formação de excelência em nossa UFPI” disse. “Juntos, vamos construir uma universidade ainda mais competitiva”, acrescentou.

50anos-27.jpg

Reitor Gildásio Guedes e a ex-vice-reitora Nadir Nogueira

Única ex-vice-reitora na história da UFPI, Nadir Nogueira assinalou o quão fundamental é a Universidade para melhoria das condições de vida da populaçao que vive no estado. “A Universidade é um patrimonio desse estado e tem compromisso pela diminuição das desigualdades, na promoção do desenvolvimento da sociedade de maneira geral”, afirmou.

Participaram da solenidade pró-reitores, diretores e demais integrantes da Administração Superior, além de representantes da Adufpi, Sintufpi e dos estudantes.

Confira mais fotos

50anos-21.jpg