Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos de Enfermagem da UFPI visitam o Lar de Misericórdia

Alunos de Enfermagem da UFPI visitam o Lar de Misericórdia

Alunos do 2º período do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI) visitaram na tarde desta terça-feira (03), o Lar de Misericórdia, instituição de apoio a pacientes com câncer, localizado na zona Leste de Teresina. A atividade, coordenada pela Prof.ª Dr.ª Márcia Astrês, consistiu na aplicação de questionários que possibilitaram o desenvolvimento do relacionamento terapêutico.

Segundo Márcia Astrês, a atividade tem como objetivo aguçar a sensibilidade precoce nos estudantes. "Nossa profissão envolve muito mais do que a aplicação de técnicas de tratamento, mas também passa pela relação psicossocial entre profissional e paciente. A partir dessa experiência, desenvolvemos a habilidade de escutar e compreender aquilo que o paciente nos diz e não apenas ouvir. Além disso, os alunos aprendem a observar as reações individuais de cada paciente ao tratamento e assim respeitar os valores culturais de cada um deles", explica a professora.

Professora Márcia Astrês rebece presente da coordenadora do Lar de Misericódia

Durante a visita, os alunos também fizeram a doação de materiais de limpeza, bem como proporcionaram um lanche aos pacientes e voluntários do Lar de Misericórdia. Na oportunidade, eles foram recebidos pela coordenadora da instituição, Ana Nery, que agradeceu a visita e falou da importância da iniciativa.

"Ações como essa são fundamentais para a manutenção e o funcionamento do Lar de Misericórdia. Nossa instituição funciona exclusivamente da boa vontade das pessoas, através de doações e trabalhos voluntários", disse.

Ana Nery agradece visita do alunos da UFPI

O Lar de Misericórdia foi fundado há 12 anos pela Ação Social Arquidiocesana de Teresina. A instituição funciona como ponto de apoio para pessoas com vulnerabilidade econônima e doentes que vêm do interior do Piauí e de outros estados, e que não possuem referências de domicílio em Teresina. Atualmente, o Lar atende a 35 pacientes, oferecendo abrigo, alimentação e prestando apoio junto aos estabelecimentos de saúde e auxílio na manutenção dos tratamentos.

Para as estudantes Clarisse Maria e Daniela Furtado, a atividade rendeu muito mais do que aprendizado profissional. "A visita ajudou a entender melhor as necessidades de cada um, aliando prática e teoria, bem como possibilitou a oportunidade de saber o que os pacientes pensam e esperam de nós".

Estudantes conversam com pacientes no Lar de Misericórdia

Natural de Parauapebas, no Pará, Marivaldo Fernandes, que faz tratamento contra um câncer de intestino, destacou os benefícios da visita dos estudantes da UFPI para os pacientes. "Foi uma excelente oportunidade para conhecermos novas pessoas e contarmos com o apoio que é fundamental nesse tratamento".

Marivaldo Fernandes com estudantes de Enfermagem da UFPI