Nesta terça-feira (15), às 16h, será realizada uma live nacional para tratar sobre os resultados preliminares da pesquisa “Trajetórias/Práticas Juvenis em tempos de pandemia da COVID-19’, que além do Brasil, está sendo desenvolvida também na Argentina, Chile, Cuba, Equador, México e Uruguai. No Piauí, a pesquisa é coordenada por pesquisadoras do Núcleo de Pesquisas sobre Crianças, Adolescentes e Jovens (NUPEC) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento será transmitido no canal do Youtube do NUPEC/UFPI.
A pesquisa vem sendo desenvolvida desde março deste ano. Portanto, sua realização foi iniciada praticamente junto com a pandemia, sob a coordenação das Professoras Doutoras Lila Cristina Xavier Luz, pela UFPI; Miriam Abramoway, pela FLACSO-Brasil; e Marisa Feffermann, pelo Instituto de Saúde da Secretaria de Saúde de São Paulo. Conta ainda com a parceria do Professor Doutor Nilson Weisheiten, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Esse/as pesquisador/as acionam jovens de seus estados de residências e de outros sugeridos por outro jovem participante da pesquisa. O objetivo é “conhecer trajetórias/práticas juvenis em tempos de COVID-19, a partir da interface da condição juvenil/subjetividades/distanciamento social/práticas cotidianas, com destaque nos seguintes temas: educação, saúde, sexualidade, trabalho, esporte/lazer, violência, futuros/esperanças, redes sociais (Facebook, Tinder, Instagram, etc.).