Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UNA-SUS UFPI lança livro sobre Saúde da Mulher e destaca os 10 anos de Experiências Exitosas
Início do conteúdo da página

UNA-SUS UFPI lança livro sobre Saúde da Mulher e destaca os 10 anos de Experiências Exitosas

Imprimir
Última atualização em Quinta, 10 de Dezembro de 2020, 16h27

A Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Piauí (UNA-SUS/UFPI) lançou no início de dezembro o e-book “Saúde da Mulher”. O livro nasceu de uma iniciativa da equipe pedagógica em proporcionar aos participantes dos cursos de “Especialização em Saúde da Família e Comunidade” e turmas específicas do “Programa Mais Médicos” um instrumento complementar de ensino.

saúde_da_mulher_copy.png

De acordo com Lídia Araújo dos M. Moura Fé, principal autora da obra, o livro “Saúde da Mulher” faz parte de uma série de livros lançados pela UNA-SUS/UFPI. como iniciativa voltada para a divulgação de temáticas em saúde, que tenham o potencial de servir como referência para a formação, ensino e aprendizagem de estudantes, profissionais de saúde e público em geral, além de propiciar a reflexão teórico-prática. “Os autores de diferentes formações acadêmicas e expertises contribuíram com conhecimentos que trazem para a obra a possibilidade de oferecer ao leitor um panorama sobre conteúdos fundamentais sobre a área da saúde da mulher, o que resulta em um valioso estímulo para leitura”, explica.

Neste livro, os temas relacionam-se com as necessidades de cuidado  da saúde da mulher em seu contexto socioeconômico e cultural e procuram abordar aspectos ainda pouco explorados e divulgados, mas indispensável para estimular a atenção à mulher.

“A obra está constituída de 8 capítulos. O capítulo 1 - O Cenário Sociodemográfico e Econômico Vivenciado pelas Mulheres, capítulo 2 - Situação da Saúde da Mulher no Brasil, Nordeste e Piauí, capítulo 3 - Mortalidade Materna, capítulo 4 - Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM), capítulo 5 – O Planejamento Familiar na Atenção Básica, capítulo 6 – Redes de Atenção à Saúde, Rede Cegonha - Análise Prática, capítulo 7 – Diabetes Gestacional e capítulo 8 - A Saúde da Mulher no Período da Menopausa e Pós-menopausa: as plantas medicinais como alternativa terapêutica”.

Confira aqui o livro. 

Segundo Lídia Araújo Moura Fé, o livro, por meio de linguagem compreensiva baseada em dados científicos de qualidade, busca fazer uma reflexão sobre as questões epidemiológicas e de adoecimento da mulher, como a diabetes gestacional. “Aborda as atuais políticas voltadas para a saúde da mulher e seus avanços, além de trazer questões comuns do cotidiano, como o controle da natalidade, os direitos da mulher e o uso de plantas medicinais. Dessa forma, busca trazer informações e significados que possibilitem a mudança das práticas dos profissionais de saúde na Atenção Básica e a consolidação do SUS”, disse.

EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DA REDE UNA-SUS: 10 ANOS

 

10_anos_unasus.png

Durante o 26º Encontro da Rede UNA-SUS que segue até a próxima sexta-feira (11), a equipe UNA-SUS/UFPI lançou o capitulo do “ a Trajetória da UNA-SUS/UFPI na formação de trabalhadores da Rede Pública de Saúde: mediando aprendizagens significativas para a assistência ao usuário do SUS” que faz parte da obra “ Experiências Exitosas da Rede UNA-SUS: 10 Anos”

O capítulo faz um panorama das atividades realizadas pela Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Piauí desde sua adesão, por meio de Edital Público em 2013.

Segundo o capitulo do livro, o Curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade da UNA-SUS/UFPI já ofereceu 11 ofertas de turmas de 2016 a 2020, sendo 4 ofertas para profissionais de saúde (Multiprofissionais) e 7 ofertas para médicos (PROVAB e Programa Mais Médicos), num total de 1303 profissionais matriculados, dos quais 779 já concluíram o curso (59,8%).

Nas ofertas do tipo multiprofissional, houve maior evasão do que em Mais Médicos, sendo que 456 profissionais de saúde (52,5% dos matriculados) receberam o título de especialista. Nas turmas de Mais Médicos, houve variação do percentual de formandos, de 35,0% a 94,4 %, uma vez que, nas 4 primeiras ofertas, foram matriculados médicos cubanos. Na quarta oferta, houve somente 35% de concluintes pela saída dos médicos do programa. Considerando o total de formandos nas ofertas do tipo Mais Médicos, atualmente 323 médicos já se formaram (74,3%). Concomitante com a formação dos médicos e outros profissionais da área de saúde, houve a produção de vários livros e artigos publicados.

LIVRO_UNASUS.png

A UNA-SUS/UFPI depositou, no Acervo de Recursos Educacionais em Saúde –ARES, mais de 400 TCCs, além de coletâneas de resumos de trabalhos dos especializandos, vídeos e outros. Além do mais, foram produzidos livros completos e capítulos de livros e  vários artigos foram publicados.

De acordo com a profa. Dra. Lis Marinho, Coordenadora Executiva da UNA-SUS/UFPI, a equipe adaptou-se bem ao período de pandemia, por meio do aprendizado sobre novas tecnologias digitais que garantem a oferta de cursos autoinstrucionais e manutenção do Curso de Especialização. “As novas habilidades e competências adquiridas são importantes para o desenvolvimento de outros trabalhos no âmbito da UFPI e da saúde pública. A internalização de todos os conhecimentos adquiridos deverá ser perenizada com investimentos para novas demandas. A equipe sente-se capacitada e comprometida com o exercício pleno de suas funções, nas esferas estadual e nacional”, finaliza.

Fim do conteúdo da página