Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > 19 pesquisadores da UFPI são contemplados com Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq
Início do conteúdo da página

19 pesquisadores da UFPI são contemplados com Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq

Imprimir
Última atualização em Quinta, 10 de Dezembro de 2020, 15h28

download_copy.jpg

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou o resultado preliminar da Chamada CNPq Nº 09/2020, referente à Bolsa de Produtividade em Pesquisa – PQ.

O objetivo desta Chamada é valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento; incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade; e selecionar projetos de pesquisa que sejam propostos considerando o rigor e o método científico, bem como outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento científico. A Bolsa de Produtividade em Pesquisa existe desde 1976 e é concedida em cinco níveis: 1A, 1B, 1C, 1D e 2.
 
WhatsApp_Image_2020-12-08_at_20.03.33_copy.jpeg

Profa. Fernanda Roberta Marciano

Dentre os pesquisadores da UFPI que foram contemplados está a Profa. Fernanda Roberta Marciano, do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia dos Materiais, primeira pesquisadora da UFPI eleita afiliada da Academia Brasileira de Ciências (ABC). “Sinto-me muito honrada em ter os resultados de minhas pesquisas reconhecidos e poder fazer parte desse seleto grupo de pesquisadores brasileiros. A aprovação da minha Bolsa em Produtividade em Pesquisa nível 1D contempla também a taxa de bancada para ser utilizada em despesas do dia a dia do laboratório”, afirma.
 
anderson_lobo_2.png

Prof. Anderson de Oliveira Lobo

O Prof. Dr. Anderson de Oliveira Lobo, do Centro de Tecnologia e atual Coordenador de Infraestrutura em Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI/UFPI), também foi um dos pesquisadores contemplados com a Bolsa em nível 1D. “Representa a valorização do impacto da pesquisa e inovação na linha de contemplação da bolsa (Materiais no meu caso). Ser nível 1D demonstra liderança na área de atuação e formação de recursos humanos na pós-graduação. Além da bolsa, nível 1 contempla taxa de bancada que pode auxiliar no andamento de pesquisas de pequeno porte no laboratório”, destaca.
 
O professor explica, ainda, que uma das missões da PROPESQI será o mapeamento da infraestrutura disponível para os pesquisadores contemplados para que haja um acompanhamento durante todo o andamento do projeto. "Dessa forma será possível uma continuidade por um longo período dos mesmos como bolsistas. Ao mesmo tempo buscaremos os pesquisadores que tiveram seus pedidos bem avaliados, porém não foram contemplados devido à falta de recursos do CNPq, para que se possa dar continuidade aos seus respectivos projetos e que os mesmos possam ser contemplados na próxima chamada”, enfatiza.
 
Ao mesmo tempo, o Prof. Anderson Lobo afirma que a PROPESQI estimula os pesquisadores que tiveram os pedidos bem avaliados e não chegaram a ser contemplados, pois poderão concorrer ao edital interno de Produtividade em Pesquisa da UFPI que deve ser lançado no início do próximo ano.
 
Confira aqui a relação dos pesquisadores contemplados.
 
Fim do conteúdo da página