Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI tem nomeação recorde de mulheres para cargos estratégicos da Instituição; cinco pró-reitorias são ocupadas por mulheres
Início do conteúdo da página

UFPI tem nomeação recorde de mulheres para cargos estratégicos da Instituição; cinco pró-reitorias são ocupadas por mulheres

Imprimir
Última atualização em Quinta, 10 de Dezembro de 2020, 17h13

proreitoras-81_copy.jpg

Reitor Gildásio Guedes e Vice-Reitor Viriato Campelo na posse das novas Pró-Reitoras

A Universidade Federal do Piauí tem sete pró-reitorias, para cinco delas, o Reitor Gildásio Guedes nomeou mulheres. O expressivo número de mulheres na Administração Superior representa o reconhecimento da competência, experiência e capacidade das docentes e técnico-administrativas da Instituição.

Assumem a Pró-Reitoria de Administração (PRAD), administradora e doutora Evangelina da Silva Sousa, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), Profa. Dra. Ana Beatriz Sousa Gomes, Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG), Profa. Dra. Regilda Saraiva dos Reis Moreira Araújo, Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI), Profa. Dra. Keylla Maria de Sá Urtiga Aita, e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), Profa. Dra. Elnora Maria Gondim Machado Lima.

O Reitor Gildásio Guedes destacou que as mulheres precisam ocupar seus espaços como os homens têm ocupado na medida das suas competências e que as nomeações primaram pelo mérito. “Queremos enfatizar a presença superior de mulheres competentes, dedicadas e altamente comprometidas com a nossa causa, que é a causa da Universidade Federal do Piauí. Conheço todas e, por isso, confio em todas”, enfatizou.  

Além de currículos expressivos em ensino, pesquisa e extensão, as novas gestoras têm experiência em cargos administrativos. Outro credencimento é o conhecimento da Universidade, juntas, elas somam mais de 60 anos de UFPI. 

regilda_saraiva.jpg

Pró-Reitora de Pós-Graduação, Profa. Dra. Regilda Saraiva

A Pró-Reitora de Pós-Graduação, Profa. Dra. Regilda Saraiva, está na UFPI há 27 anos e já passou por coordenação da graduação e pós-graduação, e chefia de departamento.

Para a atuação à frente da PRPG, a Pró-Reitora destacou que a expectativa é melhorar cada vez mais a pós-graduação na UFPI.  “Promover a pós-graduação, tanto stricto sensu  como lato sensu, assim como acadêmicos e profissionais, a  inovação nos programas, contribuir para melhorar o conceito dos mesmos junto a Capes, uma boa performance na avaliação quadrienal que se aproxima e promover a qualidade das nossas pós, incentivando o que há de melhor na UFPI e propiciar aos programas a galgarem novas perspectivas futuras. Acreditamos no trabalho em equipe, junto ao Fórum de Coordenadores,  na valorização de todos os programas e cumprimento de metas a curto, médio e longo prazo”, frisou.

elnora_gondim.jpg

Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Profa. Dra. Elnora Maria Gondim Machado Lima

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Profa. Dra. Elnora Maria Gondim Machado Lima, nos 22 anos como docente da UFPI, já passou por coordenação de graduação e chefia de departamento. A Pró-Reitora definiu como foco de atuação fazer uma ponte dialógica entre a universidade e a comunidade para promover a transformação social. “Queremos fazer uma interação com a sociedade, dentro de um caráter interdisciplinar e interprofissional, dentro do paradigma da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, corroborando com a formação do estudante para uma transformação social, para que o estudante e toda a comunidade vejam essa transformação social. Além disso, que o estudante tenha uma boa formação acadêmica e a gente quebre com a extensão também os muros que rodeiam a universidade. Queremos a universidade na sociedade e presente na transformação social”, destacou.

key.jpg

Pró-Reitora de Pesquisa e Inovação, Profa. Dra. Keylla Maria de Sá Urtiga Aita

Assim como as outras pró-reitoras, a Profa. Dra. Keylla Maria de Sá Urtiga Aita, Pró-Reitora de Pesquisa e Inovação, também já passou por coordenação de curso. Ela definiu como uma das prioridades da pasta fomentar a inovação. “Considero ser a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação a mais rica para o crescimento acadêmico. A pasta já possui ações de extrema relevância que serão mantidas e aprimoradas, como os programas de iniciação tecnológica e os editais de incentivo à produção. Contudo, os desafios são inúmeros, pois a pesquisa é um dos pilares fundamentais para potencializar a internacionalização da universidade. Uma das nossas prioridades é impulsionar a inovação com a criação de um parque tecnológico. Precisamos liberar as amarras burocráticas que estão no passado e atrair o 3º setor”, salientou.

evangelina_sousa.jpg

Pró-Reitora de Administração, administradora e doutora Evangelina da Silva Sousa

Na UFPI desde 2009, a adminstradora e doutora em Administração e Controladoria Evangelina da Silva Sousa já esteve na chefia de Divisão de Compras e, agora, assumiu a Pró-Reitoria de Adminstração. A Pró-reitora falou sobre as expectativa em relação à gestão da PRAD: “Que possamos construir uma gestão participativa e orientada para resultados, em observância aos ditames legais e aos princípios básicos que norteiam a Administração Pública”, enfatizou.

ana_beatriz.jpg

Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Dra. Ana Beatriz Sousa Gomes

Para a Pró-Reitora da PREG, Profa. Dra. Ana Beatriz Sousa Gomes, a nomeação é ainda mais significativa. “Assumir como mulher negra uma das mais importantes Pró-Reitorias da Universidade Federal do Piauí é uma conquista inovadora e um desafio imensurável. O exercício da gestão se apresenta como desafio e responsabilidade, não apenas por ser permeado por dificuldades, contradições e enfrentamentos diários, mas, sobretudo, por conta das desigualdades de gênero e raça que nos impele a estabelecer uma condução pautada pela equidade. Mulheres negras em cargos de liderança podem transformar a sociedade, conduzindo e propondo mudanças internas, que abram possibilidades de carreira para esse contingente da população brasileira”, frisou. 

Questionadas sobre a relevância das mulheres ocuparem cargos de gestão e estratégicos, as pró-reitoras destacaram que a ação é reconhecimento e valorização da competência, capacidade e experiência das servidoras.

“É importante ter mulheres nestes cargos, primeiro porque têm mérito para exercê- los, segundo porque são capacitadas para tal e têm muito a contribuir, e terceiro devido a acreditar que o trabalho em equipes mistas, com mulheres e homens, é melhor e mais produtivo. As diferentes visões e percepção do todo entre mulheres e homens permitem chegar a um consenso exitoso e mais justo.  A valorização do trabalho da mulher é primordial na sociedade que vivemos e na construção de um mundo melhor”, destacou a Pró-Reitora Regilda Saraiva.

Para a Pró-Reitora Keylla Aita, “falar sobre mulheres ocupando cargos de gestão, seja na educação ou em qualquer outro setor, é necessariamente falar de igualdade, inclusão e reconhecimento”.

A Pró-Reitora Evangelina Sousa destacou que as nomeações são importantes “para melhorar a representatividade feminina nos cargos de gestão e descortinar o modelo de direção, predominantemente, masculino”.

“Acho um grande ganho tantas mulheres nomeadas, já que na atual conjuntura temos poucas mulheres exatamente no poder. Essa nomeação é de suma importância e muito simbólica para provar exatamente o empoderamento feminino, é de uma grande força para isso”, realçou a Pró-Reitora Elnora Gondim.

“A composição de mulheres, especialmente de mulheres negras, na Administração Superior da UFPI é um avanço significativo e provoca uma visibilidade importante, já que representatividade negra desestabiliza a hegemonia, numa sociedade majoritariamente machista e racista como é a brasileira”, enfatizou a Pró-Reitora Ana Beatriz Gomes.

Além das pró-reitorias, assumem a Superintendência de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, a Profa. Dra. Virginia Tamara Muniz Silva, Diretoria do Hospital Veterinário Universitário, a Profa. Dra. Taciana Galba da Silva Tenorio, e a Diretoria de Governança da Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento (PROPLAN), a Profa. Dra. Cleania de Sales Silva.

Fim do conteúdo da página