Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI inicia mobilização para revitalizar espaços do antigo Sanatório Meduna

UFPI inicia mobilização para revitalizar espaços do antigo Sanatório Meduna

Última atualização em Quarta, 16 de Dezembro de 2020, 11h10

visitameduna-17.jpg

O reitor da Universidade Federal do Piauí, Gildásio Guedes, iniciou com visita na manhã desta terça (08) uma mobilização para que os espaços do antigo Sanatório Meduna, em Teresina, sejam transformados em um centro cultural ou passem a abrigar o novo Parque Tecnológico do Piauí, ligado à Universidade. A antiga capela do Meduna já passa por reformas e será transformada na Capela Universitária São Paulo VI. Acompanharam o reitor na visita o Desembargador Brandão, o assessor especial Maycon Silva, além do engenheiro Fábio e da arquiteta Maria Beatriz.

A visita começou pelas instalações da antiga capela do Sanatório, que será transformada na Capela Universitária São Paulo VI. O uso do espaço está sendo cedido em comodado por 20 anos à Arquidiocese de Teresina pelo grupo proprietário da área.

WhatsApp_Image_2020-12-08_at_11.11.53.jpeg

Antiga capela do Meduna se chamará Capela São Paulo VI

Com conclusão prevista em 3 meses, a obra inclui a revitalização completa do templo, incluindo a construção de novo acesso à capela pelo Shopping Rio Poty ( dono da area), reforma do telhado, pintura, recuperação de portas, instalações elétricas e construção de novas salas para religiosos e de novos banheiros, adaptados, para o público em geral.

Revitalização do Sanatório Meduna

visita_meduna.jpg

A visita seguiu pelo espaços do antigo Sanatório Meduna, incluindo seus pavilhões, pátios e instalações, que abrigavam 120 leitos. A intenção do Reitor Gildasio, do desembargador Brandão e demais setores da sociedade é unir esforços para revitalizar as instalações em ruínas e vandalizadas, para redesenhar a vocação do espaço.

reitor_close.jpg

Reitor da UFPI Gildásio Guedes

“ Estamos iniciando uma forte mobilização com a sociedade, para que o antigo Meduna possa se converter num centro disseminador de cultura, e, dependendo das tratativas que faremos, até mesmo abrigar o Parque Tecnologico”, disse o Reitor, reafirmando que a Universidade irá dispor de seus pesquisadores e sua expertise para auxiliar no que for preciso para reviver o espaço.

O Sanatório Meduna foi fundado em 21 de abril de 1954 pelo médico Clidenor de Freitas Santos, um dos pioneiros da psiquiatria piauiense. O hospital foi desativado em 2010.