Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > "O que a Rede UNA-SUS/UFPI produziu para o enfrentamento da Covid-19?” foi tema de apresentação no 26º da Rede UNA-SUS

Última atualização em Terça, 08 de Dezembro de 2020, 09h30

26F491B2 6466 443D B4E9 85CB03181ED5

O 26º Encontro da Rede UNA-SUS teve início hoje (7). Durante o evento aconteceu a apresentação da condução e resultados do curso da Rede sobre Covid-19. A Profa. Dra. Rosimeire Santos falou sobre o tema “O que a Rede UNA-SUS/UFPI produziu para o enfrentamento da Covid-19?”, ressaltando os objetivos idealizados durante a elaboração e execução das atividades propostas para auxiliar os agentes de saúde, estudantes e comunidade em geral nos primeiros momentos mais críticos da pandemia. O Encontro da UNA-SUS segue até o dia 11 de dezembro.

40D8E470 3BF7 4184 84CE 9243B9DF7270

A Profa. Rosimeire, durante sua apresentação no evento, destacou que se visualizou a necessidade de trazer essa discussão e, a partir disso, foi criado o curso para comunidade da UFPI. "Nos sentimos incomodados por não entender tanto sobre essa doença, então criamos um curso síncrono, dividido em cinco aulas. Foi voltado para os estudantes de graduação, pós-graduação e para os profissionais de saude. Então, em abril, inauguramos o primeiro módulo do curso", pontua.

Ela também acrescenta que os desafios foram diversos, como a adaptação ao formato síncrono e a criação do curso autoinstrucional, que era um desejo da equipe. "Tivemos aula tratando sobre plantas medicinais e também sobre Covid-19 e alimentação. Ao longo do primeiro módulo vários alunos pediram para participar, por isso tivemos que fazer um segundo módulo”, explica.

F93AE010 EE19 409E 8EB8 1080125176BE

Nesse segundo momento, o objetivo foi expandir o curso para que mais pessoas pudessem ter acesso às informaçōes. “O curso foi lançado no dia 15 de abril. A ideia foi pegar o protocolo da Covid-19 e transformar em um curso autoinstrucional. Uma ideia maravilhosa, cujo objetivo era auxiliar os profissionais, facilitar o entendimentos dos mesmos sobre os protocolos”, destaca a Profa. Rosimeire.

O publico-alvo no segundo momento foram médicos e enfermeiros, mas também esteve aberto a outros estudantes de áreas afins. Teve mais de 23685 mil participantes inscritos e cerca de 11. 107 concluíram.

Equipe envolvida:

Coordenação do curso: Profa. Dra. Lis Cardoso Medeiros;

Coordenação Adjunta: Salete Maria Brito;

Coordenação pedagógica: Lídia Moura Fé;

Equipe pedagógica: Kelsen Eulálio, Lorena Santana, Ione Maria Lopes, Rosimeire Santos, Zenira Silva, Zulmira Monte, Apolônia Nogueira e Teresinha Aguiar;

Equipe de produção: Anathalia de Sousa, Nilmar Morais, Taison Almeida, Cibele Resende e Plácido;

Bolsistas: Eliane de Carvalho e Nayana Duarte