Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI participa do III Congresso de Saúde Pública do Piauí

UFPI participa do III Congresso de Saúde Pública do Piauí

No período de 13 a 16 de agosto de 2013 a cidade de Parnaíba foi sede do III Congresso de Saúde Pública do Piauí, tendo como tema: Cidades, Cotidianos e Práticas de Cuidado em Saúde Coletiva - Desafios e Perspectivas Contemporâneas. A Presidente do evento foi a professora do curso de Psicologia da UFPI, Campus Parnaíba, Prof.ª MSc. Eugênia Bridget Gadêlha Figueirêdo e a Presidente da Comissão Científica foi a Prof.ª Dr.ª Ana Cristina Vasconcelos Fialho, do curso de Odontologia da UFPI, Campus Teresina.

Com foco no sistema Único de Saúde (SUS), a programação do evento abordou assuntos pertinentes ao campo da saúde coletiva, contando com palestrantes de renome nacional, representantes do Ministério da Saúde e de diversas universidades brasileira.

Na oportunidade, as experiências das universidades piauienses (UFPI e UESPI) com os grupos PET-SAÚDE (Programas de Educação pelo Trabalho para a Saúde) foram apresentadas durante o III Seminário Sobre Ensino na Saúde, coordenado pelo professor do Curso de Medicina da UFPI, Dr. José Ivo dos Santos Pedrosa. O III Seminário aconteceu no auditório da Estação Porto das Barcas e contou com a presença da Prof.ª Dr.ª Eliana Goldfarb Cyrino, que exerce o cargo de Coordenadora-Geral de Ações Estratégicas em Educação na Saúde, do Departamento de Gestão da Educação na Saúde, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

As professoras tutoras do PET-Saúde Profa. MSc. Lúcia da Silva Vilarinho, do Departamento de Serviço Social; Prof.ª Dr.ª Marize Melo dos Santos, do Departamento de Nutrição e o coordenador do PRÓ-PET Saúde UFPI, Prof. MSc. Otacílio Batista de Sousa Nétto, do Departamento de Patologia e Clínica Odontológica, juntamente com os alunos petianos (bolsistas e voluntários dos cursos da área da Saúde: Educação Física, Enfermagem, Medicina, Nutrição, Odontologia e Serviço Social) e os profissionais dos serviços de Saúde (preceptores) da Secretaria Municipal de Saúde de Teresina apresentaram, utilizando diferentes metodologias (dramatizações, exposição oral, banners, portfólios) as realizações de um ano de vigência do projeto, que busca, sobretudo e de muitas formas, a integração do ensino acadêmico dos cursos de Saúde com o cotidiano dos serviços e da população usuária do SUS.