Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor Gildásio Guedes inicia obras de recuperação do Setor de Esportes da UFPI

Reitor Gildásio Guedes inicia obras de recuperação do Setor de Esportes da UFPI

Última atualização em Segunda, 30 de Novembro de 2020, 17h12

visitasetordeesportes-85.jpg

Reitor da UFPI Gildásio Guedes

Há apenas uma semana no cargo, o novo reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, determinou providências para início imediato para recuperação do Setor de Esportes. O espaço para prática esportiva apresenta uma série de deficiências, realidade que afeta outros espaços da UFPI, como a Residência Universitária.

visitasetordeesportes-99.jpg

Gildásio visitou o setor de esporte nesta segunda-feira (30/11). Foi a segunda visita ao local, desde que assumiu. “Vou manter o que a Universidade tem de bom e redirecionar o que não está bem”, disse Gildásio. E acrescenta: “Há muito por corrigir, por fazer e refazer”. No Setor de Esportes, o reitor conversou com professores e técnicos, e avaliou o desgaste nas estruturas e dos espaços, determinando ações para reabertura futura ao público interno e a atletas do estado.

visitasetordeesportes-124.jpg

Piscina Olímpica do Setor de Esportes

A limpeza do mato no acesso às salas e na Pista de Atletismo iniciou já na manhã desta segunda. Outra preocupação é a situação da Piscina Olímpica, que, segundo servidores do local, possui bombas e filtros com cerca de 30 anos de uso, ocasionando problemas frequentes pela não reposição de peças. Outra demanda é a contratação de pessoa específica para a higienização da piscina.

CAIXA D’ÁGUA

Outro item que aponta para a necessidade de renovação no Setor de Esportes da UFPI é a caixa d’agua, instalada há mais de 40 anos. Por questão de segurança, a caixa está com uso reduzido a de 30% da sua capacidade total de 30 mil litros. A construção de uma nova caixa d’água foi apontada como uma necessidade urgente pela Profa. Janete Pascoa, chefe de Departamento de Educação Física, que recebeu o Reitor e equipe.

Na quadra de basquete e de vôlei, a situação também não está boa. As tabelas de basquete estão completamente deterioradas sendo necessária substituição, além da necessidade de reparos no alambrado e piso. O uso da quadra para a prática do vôlei também precisa de hastes novas para sustentar as redes.

visitasetordeesportes-75.jpg

Reitor ergue estrutura desmontada das Gaiolas na Pista de Atletismo da UFPI

APOIO AOS ATLETAS

Até a recente Pista de Atletismo da UFPI, inaugurada em 2016, está com problemas, conforme constatou o reitor Gildásio Guedes. A iluminação da pista está parte sem funcionar, com lâmpadas queimadas. A gaiola (estrutura com telas para prática de arremessos) está desmontada, porque hastes de ferro que sustentam as telas ficaram empenadas e as soldas não resistiram.

visitasetordeesportes-35.jpg

Gildásio Guedes determinou a realização imediata de um levantamento detalhado para que sejam feitas as ações de recuperação das estruturas. “A Universidade é um patrimônio Público. E o Setor de Esporte é um símbolo nessa relação com a comunidade”, disse o reitor. Gildásio destaca ainda a importância do Setor como suporte fundamental para o desenvolvimento de atletas. “Queremos fortalecer nossas atléticas da Universidade, e os atletas da comunidade externa, as federações, clubes de corridas, pessoas em treinamento para concursos. A UFPI tem que estar de braços dado com a comunidade piauiense”, disse o Reitor.

Veja mais fotos da visita