Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor inaugura primeira estufa de Viveiro Florestal no Campus de Bom Jesus

Reitor inaugura primeira estufa de Viveiro Florestal no Campus de Bom Jesus

Uma nova estrutura foi inaugurada no Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE - Bom Jesus) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) com o objetivo de ampliar a aprendizagem prática dos alunos do curso de graduação em Engenharia Florestal. Durante visita à unidade da Instituição, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, oficializou a abertura da primeira estufa do Viveiro Florestal do Setor de Silvicultura. Também estiveram presentes à ocasião o Diretor do Campus de Bom Jesus, Prof. Dr. Stélio Bezerra, docentes e estudantes.

Estufa é a primeira parte de projeto que estará aberto ao manuseio e teste de espécies vegetais

No espaço coberto, professores e graduandos deverão testar clone de eucalipto, plantar espécies nativas da região, avaliar o crescimento de plantas vindas de outras localidades e seu rendimento na região do Vale do Gurgueia. Presente à inauguração, o Coordenador do curso de Engenharia Florestal do CPCE, Professor Rodolfo Molinário ressaltou ser este o único curso da categoria no Piauí. Ele afirma que "a construção da estufa chegou em momento muito propício, e a ampliação dos conhecimentos deve valorizar ainda mais a formação dos graduandos. Antes da estufa, ficávamos presos ao ensino em sala de aula, basicamente apresentando imagens aos alunos ou promovendo alguma viagem a empresas para conhecer seus respectivos viveiros", relata.

Espaço será usado para otimizar as disciplinas práticas

O professor acrescenta ser do interesse da Coordenação que o CPCE sedie, em 2015, o Congresso Nordestino de Engenharia Florestal (CONEFLOR), evento que focaliza políticas públicas necessárias ao bom desenvolvimento social e manejo dos biomas e ecossistemas florestais, temas que concernem à profissão. Este ano, estudantes e docentes da UFPI participam da 4ª edição do CONEFLOR em Vitória da Conquista - Bahia entre os dias 25 e 28 de novembro, e "a participação direta da UFPI deve fortalecer o curso a nível nacional".

Professores elogiam construção de espaço para o curso de Engenharia Florestal

Durante a ocasião, o Reitor da UFPI garantiu o apoio da administração superior à realização do Congresso no campus de Bom Jesus, caso aprovada pela comissão organizadora do evento. Ele solicitou a "participação de professores e estudantes para preservar o espaço universitário" e, em seguida, anunciou que, na última quinta-feira (29), foram empenhados um ônibus para cada campus da universidade, à espera de que sejam entregues até o fim do ano.

De acordo com o Diretor do CPCE, Professor Stélio Bezerra, o curso de Engenharia Florestal "é inovador e tem mantido um número maior de demandas em relação aos outros cursos". "Nosso interesse é potencializar a consolidação do curso de Engenharia Florestal e reduzir sua distância em relação aos demais. Isto será feito com a implantação de novos laboratórios de sementes, tecnologia da madeira e produtos florestais, pela implantação de um viveiro que se iniciou com a primeira estufa inaugurada, bem como por meio da contratação de novos professores e do estímulo à produção científica de docentes e discentes", finalizou.

Material preparado para manuseio

Novas espécies e plantas nativas serão cultivadas por alunos do campus de Bom Jesus