O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal do Piauí contará em breve com prédio próprio destinado exclusivamente ao Mestrado e, futuramente, ao Doutorado. Localizado em frente ao Departamento de Enfermagem, a obra atende normas de acessibilidade e terá seu entorno contemplado com projeto de urbanização e paisagismo. A entrega está prevista para dezembro de 2013.
No total, foram investidos R$ 1.011.538,43 milhão de reais. O prédio possui andar térreo e superior com aproximadamente 1.100m² de área construída. O andar térreo conta com auditório com capacidade para 42 pessoas, equipado com sala de som, sala de vídeo conferência e palco; laboratório de pesquisa com sala de técnica e apoio; sala de preparo; sala de esterilização; sala para Coordenação do Mestrado; sala para Coordenação do Doutorado; sala de edição da Revista REUFPI; almoxarifado, copa e banheiros masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais.
O prédio atende normas de acessibilidade e sua previsão de entrega é para dezembro de 2013
Imagem em 3D do prédio da Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI (Fonte: PREUNI/UFPI)
O andar superior é composto por 4 salas de aula; 4 salas de orientação; 1 laboratório de informática; biblioteca com sala de orientação e leitura; banheiros masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais. Segundo a Chefe do Departamento de Enfermagem da UFPI, Prof.ª Dr.ª Maria do Livramento Figueiredo, novas instalações e equipamentos favorecem a pesquisa, o ensino e a extensão: "A tecnologia é, praticamente, uma exigência da modernidade do ensino e da internacionalização do conhecimento; além de contribuir para o efetivo aprendizado".
Professora do DEnf/UFPI, Dr.ª Claudete Monteiro, em visita às obras do prédio do PPGEnf/UFPI
Atualmente, várias defesas do curso de Mestrado contam com a participação de membros externos, que integram as bancas por vídeo conferência. Os novos equipamentos que serão instalados atendem essa necessidade do programa, reduzindo custos com a vinda de professores.
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) - Implantado em 2007, o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) oferece, por processo seletivo, 20 vagas para o Mestrado; sendo 18 para comunidade em geral e 02 institucionais - destinadas à capacitação do corpo docente. Devido à qualidade do ensino e por ser a única instituição no Piauí a oferecer pós-graduação stricto sensu específica na área de Enfermagem, a procura pelo programa é bastante significativa.
Segundo a Chefe do Departamento de Enfermagem, Prof. Dr.ª Maria do Livramento Figueiredo, na última seleção, 120 candidatos se inscreveram para concorrer a 18 vagas.
A Chefe do Departamento de Enfermagem da UFPI, Prof.ª Dr.ª Maria do Livramento Figueiredo e a professora da graduação e pós-graduação em Enfermagem da UFPI, Claudete Monteiro
O PPGEnf da UFPI possui duas linhas de pesquisa: Políticas e Práticas Sócio-Educativas de Enfermagem e Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem. A primeira referente à concepção, formulação de estratégias de operacionalização das políticas em saúde e articulação com as práticas de Enfermagem, os modelos de assistir e ensinar em saúde visando à qualidade da assistência de Enfermagem à população.
A segunda linha envolve o processo sistematizado de cuidar do ser humano sadio e doente no âmbito individual ou coletivo, dimensões subjetivas e objetivas do cuidar e de ser cuidado. Compreende os indicadores e expressões de saúde e qualidade de vida e sua relação com o processo saúde-doença.
A expectativa é que a partir de 2014 a UFPI ofereça o Doutorado em Enfermagem. A proposta de criação do novo curso foi encaminhada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Segundo a professora do PPGEnf/UFPI, Dr.ª Claudete Monteiro, um das mentoras da proposta de implantação do curso de doutorado na UFPI, a estrutura física é um dos itens avaliados para implantação do curso.
Graduação em Enfermagem - Há 40 anos a Universidade Federal do Piauí conta com o curso de graduação de Enfermagem. Composto por um corpo docente qualificado e com boas instalações físicas, o curso dispõe, atualmente, de seis grupos de pesquisa e de um dos maiores laboratórios de simulação de práticas clínicas do Brasil.
Como resultado da dedicação e do estímulo à pesquisa, no período de 2013.1 o curso conquistou 18 bolsas de pesquisa (PIBIC/CNPq/UFPI) e 11 bolsas de Iniciação Científica Voluntária (ICV).
REUFPI - Outro grande diferencial do curso de Enfermagem é a revista eletrônica REUFPI, única publicação acadêmica piauiense específica na área. "A REUFPI tem uma aceitação muito boa na academia. Além da produção local, há publicação de artigos de outros Estados do Nordeste e até de outros países como o Canadá", afirma a Editora Chefe Prof.ª Dr.ª Claudete Monteiro.
REUFPI - Revista de Enfermagem da UFPI, disponível no endereço: http://www.ojs.ufpi.br/index.php/reufpi
A REUFPI está na 5ª edição e recentemente conquistou importantes indexações, como ao Sumário de Revistas Brasileiras - Sumários.org, que é uma base indexadora de periódicos científicos brasileiros. Outra importante conquista foi a indexação ao Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal el Caribe, España y Portugal - Latindex, sistema de informação dedicado ao registro e difusão de revistas acadêmicas editadas nos países ibero-americanos e à Diadorim, serviço de informação dos artigos das revistas brasileiras em repositórios digitais de acesso aberto do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.
Segundo a Dr.ª Claudete Monteiro, já foi feita a solicitação para indexação em mais uma base de dados - a CUIDEN®, uma importante base de dados da Fundação Index, com banco de dados bibliográficos que concentra produções científicas sobre Cuidados de Saúde no espaço científica latino-americana.