Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI
Início do conteúdo da página

Mestrado de Filosofia (PROFILO) recebe Prêmio UFPI de Dissertação 2020

Imprimir
Publicado: Quarta, 18 de Novembro de 2020, 15h05

ufpi.jpg Prof. Mestre Francisco Atualpa Ribeiro e a orientadora Profa. Dra. Maria Cristina

 

A dissertação “AS MANIFESTAÇÕES DA BARBÁRIE NO AMBIENTE ESCOLAR: o encontro entre a educação emancipadora de Theodor Adorno e a literatura transgressora de Georges Bataille como práxis filosófico-literária”, do discente Francisco Atualpa Ribeiro Filho, levou o primeiro lugar no Prêmio UFPI de Dissertação e Tese 2020, na modalidade profissional.

A dissertação vencedora foi orientada pela Profa. Dra. Maria Cristina de Távora Sparano, coordenadora do PROFILO – PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM FILOSOFIA, mestrado profissional em rede nacional que congrega várias instituições federais, trabalhando com o aperfeiçoamento dos professores de Filosofia do ensino médio.

Como nos explica a Coordenadora Maria Cristina, “diferentemente do mestrado acadêmico, apenas teórico, o profissional tem uma parte chamada intervenção, quando os professores, no âmbito das turmas, criam formas de aplicação para o trabalho teórico.”

A dissertação premiada, foi ilustrada pela intervenção pedagógica de Francisco Atualpa junto aos alunos da cidade de Corrente, trabalho que abordava, primeiro, a transgressão dos alunos como afrontamento em relação aos professores, a desordem, o que permitiu a reflexão, a intervenção filosófica e, posteriormente, o desenvolvimento do conceito de emancipação.

  

ufpi1.jpg

Momentos da intervenção pedagógica

 

O entendimento desse estudo/intervenção pedagógica pode ser melhor compreendido acompanhando-se o vídeo, produzido e interpretado pelos próprios alunos do ensino médio de Francisco Atualpa, que pode ser acessado pelo link https://www.youtube.com/watch?v=RkQcHosPpkU&ab_channel=ProfessorAtualpaRibeiro

Ainda buscando gerar a intervenção, tão própria do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia, o Prof. Mestre Francisco Atualpa criou o site Filosofia na Veia, no Youtube, que pode ser acessado pelo link a seguir: https://www.youtube.com/channel/UCFb8ax_hA5xnYHhNPxCWgKA

A premiação é um enorme estímulo ao Mestrado Profissional do Profilo, composto por um grupo multidisciplinar coeso, com professores do curso de Filosofia, de Fundamentos da Educação, do Direito, e, é claro, do CEAD, dirigido pelo Prof. Dr. Gildásio Guedes.

 

 

Fim do conteúdo da página