Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Mestrado de Filosofia (PROFILO) recebe Prêmio UFPI de Dissertação 2020

Mestrado de Filosofia (PROFILO) recebe Prêmio UFPI de Dissertação 2020

Última atualização em Quarta, 18 de Novembro de 2020, 15h10

ufpi.jpg Prof. Mestre Francisco Atualpa Ribeiro e a orientadora Profa. Dra. Maria Cristina

A dissertação “AS MANIFESTAÇÕES DA BARBÁRIE NO AMBIENTE ESCOLAR: o encontro entre a educação emancipadora de Theodor Adorno e a literatura transgressora de Georges Bataille como práxis filosófico-literária”, do discente Francisco Atualpa Ribeiro Filho, levou o primeiro lugar no Prêmio UFPI de Dissertação e Tese 2020, na modalidade profissional.

A dissertação vencedora foi orientada pela Profa. Dra. Maria Cristina de Távora Sparano, coordenadora do PROFILO – PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM FILOSOFIA, mestrado profissional em rede nacional que congrega várias instituições federais, trabalhando com o aperfeiçoamento dos professores de Filosofia do ensino médio.

Como nos explica a Coordenadora Maria Cristina, “diferentemente do mestrado acadêmico, apenas teórico, o profissional tem uma parte chamada intervenção, quando os professores, no âmbito das turmas, criam formas de aplicação para o trabalho teórico.”

A dissertação premiada, foi ilustrada pela intervenção pedagógica de Francisco Atualpa junto aos alunos da cidade de Corrente, trabalho que abordava, primeiro, a transgressão dos alunos como afrontamento em relação aos professores, a desordem, o que permitiu a reflexão, a intervenção filosófica e, posteriormente, o desenvolvimento do conceito de emancipação.

ufpi1.jpg

Momentos da intervenção pedagógica

O entendimento desse estudo/intervenção pedagógica pode ser melhor compreendido acompanhando-se o vídeo, produzido e interpretado pelos próprios alunos do ensino médio de Francisco Atualpa, que pode ser acessado pelo link https://www.youtube.com/watch?v=RkQcHosPpkU&ab_channel=ProfessorAtualpaRibeiro

Ainda buscando gerar a intervenção, tão própria do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia, o Prof. Mestre Francisco Atualpa criou o site Filosofia na Veia, no Youtube, que pode ser acessado pelo link a seguir: https://www.youtube.com/channel/UCFb8ax_hA5xnYHhNPxCWgKA

A premiação é um enorme estímulo ao Mestrado Profissional do Profilo, composto por um grupo multidisciplinar coeso, com professores do curso de Filosofia, de Fundamentos da Educação, do Direito, e, é claro, do CEAD, dirigido pelo Prof. Dr. Gildásio Guedes.