Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Solenidade de abertura do II Seminários Integrados da UFPI

Solenidade de abertura do II Seminários Integrados da UFPI

Última atualização em Segunda, 09 de Novembro de 2020, 15h26

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (09) a solenidade de abertura do II Seminários Integrados da UFPI (SIUFPI-2020). O evento que tem como objetivo apresentar para a sociedade, as realizações nas grandes áreas que sustentam o fazer das universidades: ensino, pesquisa, extensão, arte, cultura e assistência estudantil, de forma integrada será realizado de forma remota em sua segunda edição.

A solenidade de abertura reuniu autoridades da administração superior da UFPI do campus sede e também demais campus da Universidade. Além dos estudantes, professores e servidores que puderam acompanhar tudo na transmissão ao vivo feita pelo canal da UFPI no YouTube. O evento que teve inicio hoje acontece até o dia 13 de novembro. Sua programação inclui minicursos, palestras, apresentações culturais e apresentações de trabalhos.

A realização desse evento é fruto da dedicação e esforções somados de docentes e servidores técnicos administrativos, como destaca o coordenador geral do evento, Prof. Dr. João Batista Lopes, “a construção do SIUFPI tem envolvido varias peças importantes e indispensáveis de uma engrenagem complexa e inovadora para o meio acadêmico em um grupo competente de docentes e servidores técnicos administrativos determinados e movidos pela motivação vestiu plenamente a camisa da UFPI despendendo toda a energia buscando atender da melhor forma os anseios da comunidade acadêmica tendo como perspectiva realizar um evento com o momento atual da UFPI no cenário nacional e com forte alcance no contexto internacional. Marcado pelo crescente desempenho em torno da pesquisa, extensão, ensino e da gestão” disse.

Captura de Tela (657).pngProf. Dr. João Batista Lopes

A integração ensino, pesquisa, extensão, arte, cultura e assistência estudantil é uma oportunidade de promover a interação entre a comunidade e apresentar os resultados do que foi construído durante o ano. “O SIUFPI tem um papel muito relevante para a interação e troca de experiencia de diversos segmentos da comunidade acadêmica de todos os campus e centros da UFPI e também para apresentar a comunidade externa as ações realizadas por nossa universidade durante todo o ano” afirma o Reitor da UFPI, José Arimatéia Dantas Lopes.

Captura de Tela (650).pngJosé Arimatéia Dantas Lopes

Em um momento em que a ciência é a solução para a pandemia que o mundo enfrenta, o SIUFPI acontece também para ressaltar a importância da pesquisa nesse contexto. “O Brasil é detentor de uma massa de cientistas que precisam de apoio, de condições materiais, de incentivo e de reconhecimento para desenvolverem suas ações em prol do desenvolvimento do nosso país. Hoje os cientistas brasileiros estão em conexão com os grandes grupos internacionais em busca da cura e de uma vacina que possa tirar a humanidade do caos sanitário que vivenciamos.”

Após a solenidade de abertura o evento teve continuidade com a conferência intitulada “O papel da Ciência no Combate ao Coronavirus”, que teve como conferencista o Prof. Dr. Pedro Rodrigues Curi Hallal, Reitor da Universidade Federal de Pelotas e moderador o Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes. A programação do SIUFPI pode ser acompanhada no site do evento.

Captura de Tela (659).pngProf. Dr. Pedro Rodrigues Curi Hallal

O SIUFPI integram os eventos: XXIX Seminário de Iniciação Científica, XII Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, X Seminário de Extensão e Cultura, VII Mostra de Comunidades, I Seminário de Ensino de Graduação, I Seminário Integrador de Pesquisa e Extensão dos Colégios Técnicos da UFPI, IV Ciclo de Palestras da Pós-Graduação e VII Seminário de Assistência Estudantil.