Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > SIUFPI 2020 realizou sua segunda live na tarde desta quinta-feira
Início do conteúdo da página

SIUFPI 2020 realizou sua segunda live na tarde desta quinta-feira

Imprimir
Última atualização em Quinta, 05 de Novembro de 2020, 20h06

O II SIUFPI - Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí promoveu sua segunda live na tarde desta quinta-feira (05). O bate-papo tratou sobre sobre a programação do evento e contou com a presença da Profa. Dra. Eliciana Selvina Ferreira Mendes Vieira - Seminário de Iniciação Científica (SIC) e Seminário de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SDTI); Prof. Dr. Antônio Aécio De Carvalho Bezerra - Seminário de Extensão e Cultura (SEMEX) e Mostra de Comunidades (MC); Profa. Dra. Djanira do Espírito Santo Lopes Cunha - Seminário de Ensino de Graduação (SEG); Prof. Dr. Jossivaldo de Carvalho Pacheco - Seminário Integrador de Pesquisa e Extensão dos Colégios Técnicos da UFPI (SIPECTUFPI); Profa. Dra. Regina Lúcia Ferreira Gomes - Ciclo de Palestras da PRPG (CP-PRPG); e Profa. Dra. Josie Haydée Lima Ferreira Paranaguá - Seminário de Assistência Estudantil (SEMAE).

Geral20201105200421

Segunda live do SIUFPI 2020 é transmitida pelo canal da UFPI no YouTube

O maior evento de integração e divulgação das ações institucionais da UFPI congrega os dez seguintes eventos: XXIX  Seminário de Iniciação Científica, XII Seminário de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, X Seminário de Extensão e Cultura, VI Mostra de Comunidades, I Seminário de Ensino de Graduação, I Seminário Integrador de Pesquisa e Extensão dos Colégios Técnicos da UFPI, IV Ciclo de Palestras da PRPG e VII Seminário de Assistência Estudantil. Em virtude das restrições e recomendações de distanciamento provocadas pela pandemia da Covid-19, ambos os eventos, bem como a live realizada nesta tarde, acontecerão no formato online.

A Profa. Dra. Eliciana Selvina Ferreira Mendes Vieira comentou sobre o Seminário de Iniciação Científica (SIC) e Seminário de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SDTI). “Queremos enfatizar que nos dias 9 e 10 de novembro acontecerá o 29º Seminário de Iniciação Científica (SIC 2020) e o 12º Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SDTI 2020) da Universidade Federal do Piauí. São seminários que compões as ações de divulgação dos resultados dos planos de trabalho das pesquisas que participaram da edição 2019/2020 no Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) ou do Ensino Médio (PIBIC-EM), do Programa de Iniciação Científica Voluntária (ICV), do Programa de Bolsas de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBID) ou do Programa de Iniciação Tecnológica Voluntária (ITV), totalizando 1041 trabalhos.”

Professora Eliciana20201105201003

Profa. Dra. Eliciana Selvina Ferreira Mendes Vieira

O Prof. Dr. Antônio Aécio De Carvalho Bezerra ressaltou a importância do papel da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC) no SIUFPI. “A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC) é o setor dentro da UFPI que tem a missão de estabelecer um diálogo eficiente e profícuo entre a Universidade e os diversos setores da sociedade, possibilitando que toda a comunidade externa tenha acesso aos saberes, conhecimentos, produtos e serviços que são produzidos dentro da UFPI. Mas, também, tem a obrigação de trazer os saberes, conhecimentos e produtos que são produzidos na comunidade para serem discutidos dentro da Universidade. A equipe da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura estará participando do II SIUFPI com dois eventos importantes, que é o 10º Seminário de Extensão e Cultura (SEMEX) e a 7ª Mostra de Comunidades (MC). Ambos acontecerão no dia 11 de novembro, nos turnos manhã e tarde.”

Professor Aécio20201105202034

Prof. Dr. Antônio Aécio De Carvalho Bezerra

A Profa. Dra. Djanira do Espírito Santo Lopes Cunha abordou a realização do 1º Seminário de Ensino de Graduação (SEG). “A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) tem o prazer de convidá-los para o 1º Seminário de Ensino de Graduação (SEG), que irá acontecer dia 12 de novembro com uma programação durante toda a manhã e atividade cultural no final da tarde. O nosso primeiro SEG propõe fomentar discussões sobre o ensino de graduação da UFPI no contexto da pandemia e suas diferentes possibilidades de realização, bem como reconhecer os Trabalhos de Conclusão de Curso que foram destaques em 2019, desenvolvidos nos cursos de graduação da nossa instituição.”

Professora Djanira20201105202754

Profa. Dra. Djanira do Espírito Santo Lopes Cunha

O Prof. Dr. Jossivaldo de Carvalho Pacheco comentou sobre a abrangência do Seminário Integrador de Pesquisa e Extensão dos Colégios Técnicos da UFPI (SIPECTUFPI). “Posso garantir que vocês vão ter eventos de qualidade. Nós vamos ter a palestra magna, que tem como título “Semeando sonhos através da ciência”, que vai ser proferida pelo Prof. Felipe Azevedo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). O 1º SIPECTUFPI é um evento organizado por professores dos Colégios Técnicos, mas ele não é específico somente para os Colégios Técnicos. É um evento para toda a comunidade acadêmica, qualquer pessoa pode participar do nosso evento. Além dessa palestra magna, vamos contar com oito minicursos que vão abranger as áreas de: ambiente, segurança, saúde, recursos naturais, comunicação e informação.”

Professor Jossivaldo20201105203547

Prof. Dr. Jossivaldo de Carvalho Pacheco

A Profa. Dra. Regina Lúcia Ferreira Gomes ressaltou a importância da participação do público no II SIUFPI. “Nesse II SIUFPI, a Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação apresentará o 4º Ciclo de Palestras e o 2º Prêmio UFPI de Dissertação e Tese. Queremos conclamar toda a comunidade universitária e, principalmente, os discentes e docentes que fazem a pós-graduação. Teremos palestras muito interessantes, que vão nos fazer refletir um pouco mais sobre a importância da pós-graduação. Então, é muito importante a participação de todos. Esse evento, como todos os outros, foram elaborados com muito carinho, a gente procurou abordar o que tem de mais importante, que assuntos e que aspectos podem contribuir para o fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação na Universidade.”

Professora Regina20201105204503

Profa. Dra. Regina Lúcia Ferreira Gomes

A Profa. Dra. Josie Haydée Lima Ferreira Paranaguá abordou o que há de diferente no Seminário de Assistência Estudantil (SEMAE). “O SEMAE é um Seminário de Assistência Estudantil da UFPI, está na sua sétima edição. É um seminário proposto pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC). Esse seminário caminhou muito dentro da temática do SIUFPI, que traz ‘UFPI: compromisso, desafios e patrimônio social no contexto da pandemia’. Então, a programação foi elaborada pensando todo esse contexto que nós estamos vivenciando, foi uma programação pensada de forma totalmente integrada. Um grande diferencial do SEMAE é que ele não tem divisão por campus, ou seja, não é um seminário do campus de Teresina, Bom Jesus, Floriano e de Picos. É um seminário de todos, foi construído para que todos os minicursos, palestras e toda a sua composição visasse uma socialização dos programas, projetos, benefícios e bolsas de assistência estudantil que temos na Universidade Federal do Piauí.”

Professora Josie20201105205333

Profa. Dra. Josie Haydée Lima Ferreira Paranaguá

O II SIUFPI - Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí – acontece de 09 a 13 de novembro de 2020 e tem como tema “UFPI: compromisso, desafios e patrimônio social no contexto da pandemia”. O site para fazer inscrições e acessar a programação completa do II SIUFPI está disponível no endereço eletrônico: www.siufpi2020.ufpi.br. O site orienta, ainda, sobre como fazer a inscrição de trabalhos e como será a participação em cada evento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página