Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudantes do CTF ganham prêmio em congresso internacional

Estudantes do CTF ganham prêmio em congresso internacional

Última atualização em Quinta, 05 de Novembro de 2020, 15h11

De 20 a 29 de outubro de 2020, aconteceu de forma on-line o II Simpósio Internacional e V Nacional de Tecnologias Digitais na Educação – V – SNTDE 2020, promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Tecnologias Digitais na Educação – GEP - TDE da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento estimulava a discussão sobre o uso pedagógico das tecnologias na educação, assim como a apresentação de trabalhos originais relacionados às temáticas do evento.

IMG_0029.JPG

O Colégio Técnico de Floriano e o Laboratório de Leitura e Produção Textual, por meio dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos, participaram do Simpósio com apresentação de três trabalhos:

1) Abordagem da Química Ambiental em materiais digitais, de autoria de Yasmin Veloso Costa, Guilherme Alves Procópio, Nayana Bruna Nery Monção e Maria Beatriz Ferreira Santos

2) Projeto TV Radiotec no contexto do ensino médio: letramento digital e protagonismo juvenil, de autoria de Luís Davi Oliveira dos Santos, Maysa Maria do Socorro Costa Barreto e José Ribamar Lopes Batista Júnior

3) Letramento Acadêmico no Ensino Superior: curso on-line sobre gênero, leitura e escrita acadêmica de autoria de Maria Lizandra Mendes de Sousa, Lucas Mariel dos Santos de Sá e José Ribamar Lopes Batista Júnior.

O trabalho sobre o projeto TV Radiotec recebeu menção honrosa e foi escolhido como o melhor artigo (1º Lugar) na Categoria Pôster.

Menção Honrosa.jpg

Para Luís Davi (estudante do 3º ano e bolsista Pibic CNPq), um dos ganhadores, "eu, a princípio, fiquei surpreso com a notícia de que o nosso trabalho ficou em primeiro lugar na categoria pôster, porém todo o trabalho e esforço durante a produção do artigo e os slides foram cruciais para essa conquista. Logo, em meio a tantos trabalhos bem elaborados, eu não poderia deixar de agradecer pela oportunidade de apresentar, aprender e ampliar meus conhecimentos durante o evento".

A produção acadêmica e a divulgação científica no Ensino Médio e Técnico são ressaltadas por Bruna Nery, professora de Química do CTF e uma das orientadoras dos trabalhos apresentados: "é de extrema importância essa oportunidade que os alunos tem de apresentar o trabalho desenvolvido em eventos científicos, pois o conhecimento e a experiência que eles adquirem, auxiliará muito na formação futura, pois já chegam com esse diferencial, tendo  domínio sobre os passos de uma pesquisa, bem como na escrita de trabalhos científicos".