Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PROPESQ: esclarecimentos sobre o Programa Jovens Talentos

PROPESQ: esclarecimentos sobre o Programa Jovens Talentos

O Programa Jovens Talentos para a Ciência tem como objetivo garantir aos estudantes ingressantes em cursos de Graduação em IES o amplo acesso a atividades de pesquisa científica. A PROPESQ sugere aos Coordenadores de Curso que, na definição dos orientadores, seja dada preferência aos docentes com maior experiência de orientação e com maior titulação (Doutorado, Mestrado, Especialização), procedendo assim, gradativamente, até completar a demanda por orientadores. Informamos ainda que o trabalho de orientar um aluno do (PJT-IC) é uma escolha do professor, e que o trabalho a ser desenvolvido é compatível com o de uma Iniciação Científica padrão (PIBIC).

Orientações para os professores:
Os professores orientadores devem proporcionar aos alunos o contato com procedimentos de pesquisa, incentivar a participação em atividades complementares ao processo formativo no sentido de favorecer o futuro ingresso destes nos Programas Ciências sem Fronteiras (CAPES/CNPQ), Programas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPQ), Programa de Iniciação Tecnológica (PIBIT), Programa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) e ao Programa de Educação Tutorial (PET).

Os professores orientadores devem elaborar plano de trabalho para um ano, durante o qual devem incluir atividades de iniciação à pesquisa, participação em seminários, eventos, palestras, e o possível encaminhamento do aluno para o aprendizado de língua estrangeira. As atividades de pesquisa devem ser compatíveis com o grau de maturidade acadêmica dos alunos.

Requisitos e compromissos dos alunos bolsistas:

• Estar regularmente matriculado em curso de graduação;
  • Não ter vínculo empregatício e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas de pesquisa;
  • Ser selecionado, mediante aprovação, em testes regulares promovidos pela CAPES e CNPQ;
  • Receber apenas esta modalidade de bolsa, sendo vedada a acumulação desta com bolsas de outros Programas da CAPES ou do CNPQ ou bolsas de outras instituições;
  • Devolver à CAPES, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente, caso os requisitos e compromissos estabelecidos acima não sejam cumpridos;
  • Não ser objeto de reprovação durante o período de vigência da bolsa.

Obrigações do Bolsista:
Dedicar-se às atividades previstas no projeto ou plano de trabalho, durante a vigência da bolsa;
Participar das atividades oferecidas pela instituição, tais como seminários, eventos, palestras e cursos de língua estrangeira;
Encaminhar à PROPESQ a frequência mensal assinada pelo professor orientador e o relatório de atividades parcial (semestral) e final.