Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > SIUFPI 2020 realizou sua primeira live na tarde desta quarta-feira

SIUFPI 2020 realizou sua primeira live na tarde desta quarta-feira

Última atualização em Quinta, 05 de Novembro de 2020, 08h56

O II SIUFPI - Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí promoveu sua primeira live na tarde desta quarta-feira (04). O bate-papo tratou sobre a organização de cada unidade para realização do evento e contou com a presença do Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; coordenador geral do II SIUFPI, Prof. Dr. João Batista Lopes; coordenador adjunto do II SIUFPI, Prof. Dr. Ricardo Lira; Diretora do Campus Amílcar Ferreira Sobral - Floriano, Profa. Dra. Edmilsa Santana de Araújo; Diretora do Centro de Tecnologia do Campus Petrônio Portella, Profa. Dra. Nicia Bezerra Formiga Leite; Representando a Superintendência de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Prof. Dr. Sidclay Ferreira Maia; Superintendente da Superintendência de Comunicação Social, Profa. Dra. Jacqueline Lima Dourado; e Superintendente da Superintendência de Tecnologia da Informação, Euclydes Melo.

Geral20201104194725

Primeira live do SIUFPI 2020 é transmitida pelo canal da UFPI no YouTube

O maior evento de integração e divulgação das ações institucionais da UFPI congrega os dez seguintes eventos: XXIX  Seminário de Iniciação Científica, XII Seminário de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, X Seminário de Extensão e Cultura, VI Mostra de Comunidades, I Seminário de Ensino de Graduação, I Seminário Integrador de Pesquisa e Extensão dos Colégios Técnicos da UFPI, IV Ciclo de Palestras da PRPG e VII Seminário de Assistência Estudantil.

Em virtude das restrições e recomendações de distanciamento provocadas pela pandemia da Covid-19, ambos os eventos, bem como a live realizada nesta tarde, acontecerão no formato online.

O Prof. Dr. João Batista Lopes, Coordenador de Pesquisa e Inovação e Coordenador Geral da segunda edição do SIUFPI, ressaltou a importância da realização do evento. “Acredito se tratar de um dos maiores eventos da Universidade Federal do Piauí , no qual congrega todas as atividades fim de nossa instituição. Ensino nos níveis técnico, tecnológico, graduação, pós-graduação strictu sensu, pesquisa, extensão, bem como assistência estudantil. O SIUFPI foi criado em 2019, e neste ano na sua segunda edição, ele encontra-se estruturado em ambiente virtual em consequência da crise de grande dimensão que assola a humanidade. Ocorrerá no período de 09 a 13 de novembro. Neste sentido, o tema do evento será “UFPI: compromissos, desafios e patrimônio social no contexto da pandemia”.

O coordenador geral comentou também sobre os envolvidos na realização dos Seminários Integrados. "A programação do evento contempla a apresentação dos trabalhos desenvolvidos e coordenados pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e Inovação; de Ensino de Graduação e de Pós-Graduação; de Extensão; de Assuntos Estudantis e Comunitários; dos Colégios Técnicos, numa ação integrada envolvendo todos os campi da UFPI em Teresina, Picos, Floriano e Bom Jesus. Gostaria de ressaltar que a programação foi construída com dedicadas e habilidosas mãos, foi desenvolvida pensando no melhor para a UFPI e estando amparada nas tecnologias da informação e da comunicação."

Coordenador Geral20201104195444

Prof. Dr. João Batista Lopes, Coordenador Geral da segunda edição do SIUFPI

O magnífico Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, comentou sobre o II SIUFPI. “Vamos iniciar segunda-feira (09) o II SIUFPI. O primeiro foi realizado ano passado, com uma equipe que também fez um excelente trabalho. E foi uma novidade, pela primeira vez nós fizemos a integração de diversos eventos em um só. O resultado foi um sucesso, tanto que resolvemos manter o formato de seminários integrados. Só que este ano mudou completamente por conta da pandemia. Então, nós estamos tendo o II SIUFPI de uma forma completamente diferente do primeiro. Agora está sendo um novo grande desafio montar o segundo, tendo em vista  a situação que estamos vivendo.”

O Reitor também comentou algumas novidades confirmadas para este ano. “O SIUFPI integra oito eventos, dos quais dois vão acontecer pela primeira vez. Que é o I Seminário de Ensino de Graduação e o I Seminário Integrador de Pesquisa e Extensão dos Colégios Técnicos da UFPI. São dois eventos que se integram ao seis que já vinham acontecendo anteriormente, fazendo com o o SIUFPI se torne um evento ainda mais grandioso. Sem dúvidas, é o evento mais importante realizado em nossa instituição. Um evento em que a comunidade acadêmica tem a oportunidade de mostrar o que a UFPI faz, o que a UFPI realiza em Ensino, Pesquisa e Extensão."

Reitor20201104195751

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Reitor da UFPI

Na live de amanhã (05), que iniciará às 16h, irão participar os membros das comissões executivas dos oito eventos que acontecem dentro do II SIUFPI para dialogar sobre a programação. Estarão presentes: Dra. Eliciana Selvina Ferreira Mendes Vieira - Seminário de Iniciação Científica (SIC) e Seminário de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SDTI), Prof. Dr. Antônio Aécio De Carvalho Bezerra - Seminário de Extensão e Cultura (SEMEX) e Mostra de Comunidades (MC), Dra. Djanira do Espírito Santo Lopes Cunha - Seminário de Ensino de Graduação (SEG), Prof. Dr. Jossivaldo de Carvalho Pacheco - Seminário Integrador de Pesquisa e Extensão dos Colégios Técnicos da UFPI (SIPECTUFPI), Prof. Dr. Welter Cantanhede da Silva - Ciclo de Palestras da PRPG (CP-PRPG), e Profa. Dra. Josie Haydée Lima Ferreira Paranaguá - Seminário de Assistência Estudantil (SEMAE).

Confira o link para a live desta quinta-feira (05) aqui.