Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Dia do Nutricionista é comemorado no HU

Dia do Nutricionista é comemorado no HU

Neste sábado (31), comemora-se o Dia do Nutricionista. Antevendo-se à data, o departamento e alunos do curso de Nutrição da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizaram na manhã de hoje (28), no Hospital Universitário (HU), palestras e orientação sobre alimentação saudável, direcionadas aos funcionários do HU.

A professora Clélia Moura Fé, uma das organizadoras do evento, ministrou uma palestra intitulada "Alimentos funcionais e qualidade de vida". O evento tem como proposta orientar os funcionários do HU sobre o tema da palestra. "Após a palestra, nós oferecemos um coquetel de frutas e vários lanches naturais para que os funcionários do hospital possam conhecer as substâncias funcionais das quais falamos", explicou a palestrante.

Os estudantes de Nutrição realizaram avaliação nutricional através do cálculo IMC (Índice de Massa Corporal), que é utilizado para determinar se os níveis de gordura e o peso do paciente estão dentro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Após a avaliação, os funcionários foram encaminhados ao Nutricionista, dependo do resultado. "Nossos alunos estão fazendo a avaliação e, logo depois, a orientação através de folders sobre alimentação saudável, qualidade de vida, alimentação do idoso e também sobre patologias, como diabetes, por exemplo", afirmou a Prof.ª Clélia Moura Fé.

Em parceria com o HU, os alunos de Nutrição avaliam essa proximidade com o hospital de forma positiva à prática das teorias aprendidas em sala de aula. " No curso, nós temos a teoria, e aqui nós podemos colocar em prática. Além disso, esse evento ajuda os outros funcionários a se preocuparem com a questão da alimentação saudável", afirmou a estudante de Nutrição, Lana Gabriela Sampaio.