Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Cursos de especialização na área de saúde são lançados no HGV

Cursos de especialização na área de saúde são lançados no HGV

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, participou na manhã desta quarta-feira (28), no auditório do Hospital Getúlio Vargas (HGV), da cerimônia de lançamento de três cursos de especialização para servidores efetivos do Estado: Regulação em Saúde no SUS, Gestão de Clínica nas Regiões de Saúde e em Educação na Saúde para Preceptores do SUS.

A solenidade teve início com uma videoconferência conduzida pelo Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães; pelo Diretor de Ensino do Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa, Roberto Padilha; e contou com a presença de outros representantes do Ministério da Saúde, Hospital Sírio Libanês e gestores do projeto.

Dando continuidade à solenidade, compuseram a mesa de honra o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Lopes; o Secretário de Saúde do Piauí, Ernani Maia; o Secretário de Saúde de Teresina, Dr. Noé Fortes e representantes dos órgãos envolvidos na implantação do projeto no Estado. Os cursos de especialização na área de saúde estão sendo promovidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Sírio Libanês.

Segundo o Prof. José Arimateia Lopes, os cursos de especialização oferecidos aos servidores repercutem também no aprendizado que é dado aos estudantes dos cursos de Saúde vinculados aos hospitais públicos do Estado e de atenção básica. "A universidade utiliza alguns hospitais da rede pública como hospital-escola. Esse conhecimento passado por meio dos cursos de especialização aos profissionais dessas instituições irá refletir no trabalho realizado nesses hospitais para os nossos estudantes. Isto, por sua vez, resulta na melhoria da qualidade do serviço prestado nestas instituições", disse o Reitor.

Os cursos fazem parte do projeto Gestão da Clínica no SUS, aprovado para o triênio de 2012-2014, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretária de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Cerca de 4 mil profissionais de 20 áreas de saúde estão participando desses cursos de especialização.

No Piauí, estão inscritos nos cursos 144 profissionais de diversos campos da área, cada turma com 48 alunos. O início das aulas está previsto para os dias 28 e 29, a serem realizadas no HGV. A partir de setembro, as turmas assistirão a aulas na Diretoria de Vigilância em Saúde (Duvas) e no Hemopi.

Na ocasião, o Reitor José Arimatéia ressaltou, ainda, a importância da iniciativa para a melhoria da qualidade da saúde no Brasil. "Precisamos qualificar os profissionais para que o país tenha um serviço público de melhor qualidade. Não basta ter profissionais, instalações físicas e equipamentos, é preciso também qualificar esses profissionais. Hoje demos um grande passo nesse sentido, refletindo na qualidade do atendimento à população", disse.