Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Mestranda do MPSM divulga medidas para prevenção do câncer de mama
Início do conteúdo da página

Mestranda do MPSM divulga medidas para prevenção do câncer de mama

Imprimir
Última atualização em Segunda, 26 de Outubro de 2020, 11h29

Outubro é considerado o mês de conscientização do câncer de mama. Ooutubrorosamovimento internacional criado na década de 1990busca conscientizar as mulheres a se cuidaremA Dra. Karynnae Bandeira dos Santos, médica ginecologista, obstetra, mastologista e mestranda do Mestrado Profissional em Saúde da Mulher explica que a melhor forma de prevenir é mantendo os exames periódicos.

69D597C4 E0F3 4E32 92CE ACDEA7CA4FF620201026120111

Com o tema “Quanto antes melhor”, a campanha desse ano busca estimular as mulheres a ter um estilo de vida saudável, para evitar doenças como tal. Segundo a especialista, “os principais sinais e sintomas do câncer de mama são a percepção de nódulos, alteração do contorno podendo ser abaulamentos ou retrações da pele; alteração na cor da mama com vermelhidão, vasos exuberantes ou,mais raro, áreas escuras; saída de secreção sanguínea pelo mamilo; alteração da forma e do tamanho do órgão.Mas o ideal é atuar antes de forma preventiva a detectar sinais ainda pequenos, imperceptíveis a olho nu e visíveis em exames de imagem como a Mamografia”.Este câncer pode apresentar sintomas ou não, por isso a importância dos exames frequentes.

O câncer de mama é mais comum em mulheres, mas homens podem vir a desenvolver, levantada essa questão Dra. Karynnae afirma que  “é raro, em homens, mas eles podem ser acometidos em menos de 1 % dos casos. Não existe rastreamento instituído para este gênero. Entretanto aqueles que tem história familiar positiva devem procurar o mastologista para orientar quais exames e qual a periodicidade para realizá-los. Todo tumor mamário em homens deve ser investigado”.

Quanto ao tratamento, existem diversos tipos para combater o câncer de mama entre eles a médica exemplifica: “O Tratamento do câncer de mama inclui o controle local com cirurgia e radioterapia e o controle sistêmico com a quimioterapia, terapias alvo, hormonioterapia e imunoterapia. Mas nem todos os acometidos receberão o mesmo tratamento ou serão submetidos a todos estes citados acima. Hoje, com a medicina de precisão, sabendo se qual o tipo molecular específico da patologia se prescreverá quais os melhores e mais efetivos procedimentos para cada caso”.

Para finalizar a mastologista  afirma que “o câncer de mama é multifatorial. Mas sabemos que a relação com o gênero feminino e com a idade é de grande importância. Esses, e ainda, fatores genéticos não podem ser mudados. 

Entretanto podemos agir de  forma positiva com um estilo de vida saudável: alimentação balanceada, prática de exercícios regulares, evitar o tabagismo, o consumo exagerado de álcool e ter uma vida emocional equilibrada, conhecer o próprio corpo, os fatores de risco pessoal e familiares e fazer a mamografia anual a partir dos 40 anos. 

Assim poderemos travar um “cabo de guerra” entre fatores de risco e fatores protetores para evitar o aparecimento da doença ou retardar sua ocorrência, favorecendo odiagnóstico precoce quando as chances de cura excedem 90%".

O câncer de mama é um tumor maligno, tem tratamento e quanto mais cedo for detectado melhor. O auto exame é uma das formas de cuidado, porém receber umacompanhamento médico adequado faz toda diferença, exames como a mamografia são ideais para ajudar a se manter saudável emanter uma boa qualidade de vida.

Fim do conteúdo da página