Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Realizado na UFPI I Ciclo de Palestras e Oficinas "Sem Medo do TCC"
Início do conteúdo da página

NUPESCC realiza seu primeiro seminário com o tema "Cooperação e Mudanças Sociais na Agricultura Brasileira”; evento acontece nesta quarta (22);

Imprimir
Publicado: Segunda, 19 de Outubro de 2020, 19h36

Webnário do NUPESCC20201019203327

O Núcleo de Pesquisa e Estudos das Comunidades Camponesas (NUPESCC), da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizará na próxima quarta-feira (22), às 16h, o seu primeiro webinário com o tema “Cooperação e Mudanças Sociais na Agricultura Brasileira”. O evento contará com a participação do Prof. Dr. Paulo Henrique Martinez, da Universidade Estadual Paulista, campus de Assis-SP. A realização das atividades será online, transmitida pelo canal do NUPESCC no YouTube. As inscrições estão abertas, também pela internet, até o dia 20 de outubro, por meio do formulário eletrônico aqui..

O objetivo do evento é proporcionar uma discussão ampla acerca do campesinato brasileiro, ligado ao seu contexto socioeconômico, sobretudo no que diz respeito às transformações proporcionadas pela trajetória de reconfiguração do capitalismo contemporâneo. O debate trará, ainda, uma reflexão sobre a relação entre campesinato e agronegócio e, também, em relação à agricultura camponesa em contraposição à lógica estritamente de mercado da produção no campo.

A organização do webinário espera que as discussões promovidas possam ser momentos enriquecedores para a formação dos estudantes da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), curso ao qual o NUPESCC é ligado, e para todos os participantes, em geral. O Núcleo, que, recentemente, completou seu primeiro aniversário, está trazendo esse evento em formato virtual para se adequar ao momento de pandemia da Covid-19, em que a realização de um seminário presencial representa um risco à saúde de todos os participantes.     

O professor convidado é Professor Associado na Universidade Estadual Paulista, no Departamento de História da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, São Paulo. É doutor em História Social pela Universidade de São Paulo e suas áreas de interesse são Humanidades e Políticas Públicas de Cidadania, Cultura, Educação, Meio Ambiente, Organização e Participação Social. Paulo Henrique Martinez tem uma atuação institucional vasta, para além do ensino e da pesquisa na UNESP, tendo se dedicado, ainda, à cooperação técnica, sustentabilidade e inovação social e cultural na Câmara dos Deputados, na Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), no Instituto de Apoio Técnico aos Países do Terceiro Mundo da Universidade de Brasília, dentre diversas outras instituições.  

Fim do conteúdo da página