Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Líderes do Grupo Comum apresentam resultados de produções acadêmicas em mesa temática durante VIII Encontro da Ulepicc-Brasil
Início do conteúdo da página

Líderes do Grupo Comum apresentam resultados de produções acadêmicas em mesa temática durante VIII Encontro da Ulepicc-Brasil

Imprimir
Última atualização em Segunda, 19 de Outubro de 2020, 22h15

Idealizado em 2010, o Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Diversidade (COMUM) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) vem ganhando notoriedade nacional e internacional com suas pesquisas e obras acadêmicas voltadas não apenas para questões relacionadas ao mercado da comunicação, mas também as discussões contemporâneas e emergenciais decorrentes da inserção das tecnologias digitais na sociedade. Participando de um desses eventos renomados, especificamente na oitava edição do Encontro da Ulepicc-Brasil (capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura), o Grupo Comum exibiu nesta segunda-feira (19) suas principais atividades e obras na área da Economia Política do Jornalismo (EPJ).

A participação foi durante a exibição do Grupo de Trabalho (GT) 5 “Economia Política do Jornalismo” no evento, coordenado por uma das pesquisadoras integrantes do Grupo Comum, a professora Juliana Fernandes Teixeira, que é doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas e em Ciências da Comunicação e líder do Grupo de Pesquisa Jornalismo, Inovação e Igualdade (JOII).

Em seguida para a abertura da mesa, a líder do Grupo Comum, doutora em Ciências da Comunicação e pós-doutora em Comunicação e Artes, Jacqueline Lima Dourado, apresentou pesquisa sobre a fundação do grupo de pesquisa, a memória do pesquisador Valério Cruz Brittos e de sua atuação na Economia Política do Jornalismo, além da expansão das produções acadêmicas na Economia Política do Jornalismo e da citação dos ex-membros e atuais integrantes que realizam pesquisas na área.

Grupo COMUM UFPI na ULEPICC 2020.png

Grupo COMUM/UFPI na Ulepicc 2020. Da esquerda para a direita: Prof.ª Dr.ª Jacqueline Lima Dourado, Prof.ª Dr.ª Juliana Fernandes Teixeira, Me. Renan da Silva Marques, Mestranda Marta Alencar, Mestrando Nicolas Barbosa e Prof.ª Dr.ª Denise Maria Moura da Silva Lopes.

 

Ainda durante o evento, a líder do Grupo Comum, Jacqueline Lima Dourado, tratou do cenário atual do mercado jornalístico e suas mutações decorrentes das crises cíclicas do capitalismo, incluindo a precarização do trabalho jornalístico e as demissões em massa no Piauí, além de outros temas estudados e abordados em pesquisas pela Economia Política do Jornalismo.

Após a explanação da professora Jacqueline Lima Dourado, a vice-líder do Grupo Comum e a doutora em Comunicação e Cultura, Denise Maria Moura da Silva Lopes, apresentou a Economia Política do Jornalismo no Brasil, o volume de publicações em revistas científicas, publicação de livros especializados, além da abertura de programas de pós-graduação com pesquisadores dedicados à EPJ. Posteriormente, o professor e doutor em Comunicação, Cristiano Pinto Anunciação, abordou sobre as teorias do Jornalismo e a importância dos estudos da Economia Política do Jornalismo.

Após a exibição da mesa temática do GT, três membros do Grupo Comum apresentaram suas pesquisas: o mestrando em Comunicação, Nicolas Barbosa, com o trabalho “Modelos de negócios do webjornalismo local. Análise descritiva do website Riachão Net de Picos – Piauí”; o mestre em Comunicação, Renan da Silva Marques, com o “Economia de Francisco: proposições da Economia Política da Comunicação e da Economia Política do Jornalismo” e a mestranda em Comunicação, Marta Alencar, com o trabalho “Modelos de negócios das agências de fact-checking Lupa e Aos Fatos: A terceirização da credibilidade jornalística”.

A oitava edição da Ulepicc-Brasil, excepcionalmente na modalidade virtual, será promovida até o dia 23 de outubro.

Fim do conteúdo da página