Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI sedia abertura do II Seminário Nacional de Administração Educacional

UFPI sedia abertura do II Seminário Nacional de Administração Educacional

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e Universidade Estadual do Piauí (UESPI), promoveu nesta terça-feira (27), a abertura do evento articulado que compreende o II Seminário Nacional de Administração Educacional, Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e Encontro do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação, os quais terão status de Conferência Livre da Conferência Nacional de Educação (CONAE).

Na solenidade, que aconteceu no Cine Teatro da UFPI, estiveram presentes a Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir do Nascimento Nogueira; a Chefe do Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE), Edna Magalhães; o Diretor do Centro de Ciências da Educação (CCE), Prof. Dr. José Augusto; a representante da Pró-Reitoria de Extensão (PREX), Zulmira Lúcia; representante da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), Alvani Ibiapina; representante da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), Prof.ª Irene Nunes Lustosa; a Presidente da ANPAE, Márcia Ângela Aguiar; o Vice-Presidente da UNDIME, Aléssio Costa Lima; a Coordenadora do PARFOR da UFPI, Prof.ª Maria da Glória Ferro; e uma das coordenadoras do evento, Prof.ª Rosana Evangelista.

Na ocasião, a Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir do Nascimento Nogueira, falou sobre a importância do evento no que diz respeito à discussão do Plano Nacional de Educação. "O II Seminário Nacional de Administração em Educação congrega vários outros eventos e tem como perspectiva discutir o Plano Nacional de Educação, que é um projeto de importância para a Universidade, para o Piauí e para o Brasil de forma geral. A ideia do evento é discutir várias dimensões da educação: a educação como um direito, a democratização do acesso, a permanência do aluno, a gestão e o financiamento. Isso mostra que a Universidade está acompanhando esse movimento de discussão nacional, que, por meio do Centro de Ciências da Educação, tem vários projetos sendo implementados, trabalhando com a gestão em saúde, com a perspectiva da qualidade da educação com caráter social e inclusivo na perspectiva de diminuir as desigualdades regionais", disse.

Em seu discurso, o diretor do Centro de Ciências da Educação (CCE), Prof. Dr. José Augusto, destacou a importância de sediar um evento de grande porte, como o encontro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação. "É importante para o Centro de Ciências da Educação sediar um evento de grande porte como esse encontro, que debate a questão da educação no Brasil. Para nós, que temos os cursos de graduação e pós-graduação em Educação, é essencial essa interação e reflexão sobre as políticas educacionais brasileiras".

Houve, ainda, na abertura do evento, uma conferência com o Professor da UnB, Luís Araújo. Na palestra, cujo tema foi "O Plano Nacional de Educação, o regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional", foram frisados os avanços da educação no Brasil, pontuando e localizando os principais problemas e sugerindo soluções, levando em conta o Plano Nacional de Educação, que está em discussão. "Estamos em um momento de definição do Plano Nacional, uma encruzilhada, e uma conversa com esse público qualificado reforça a possibilidade de haver uma mobilização para melhorar o plano. Precisamos de uma força que coloque esse plano em discussão com a sociedade e sem essa mobilização, é impossível que isso aconteça", enfatizou.

Presente no evento, a coordenadora geral da Secretaria de Educação do município de Nazária, Maria das Graças Bandeira, que também participa do Programa de Dirigentes Municipais, falou sobre a importância do evento para os administradores municipais. "Esse curso, que coloca como tema a Educação, vai nos dar suporte pra que consigamos ter uma visão geral do que realmente é o Plano da Educação. Então, vai nortear a nossa prática nos municípios", afirmou.

O evento conjunto que abrange o II Seminário Nacional de Administração Educacional, o Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação e o II Encontro do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação, tem como tema central: "O Plano Nacional de Educação, o regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional", e acontece na UFPI até o dia 29.